Quem poderá agendar saque do “dinheiro esquecido” nesta semana?

O Banco Central liberou mais um lote de consulta dos valores a receber do chamado "dinheiro esquecido".



O Banco Central liberou um novo lote de consulta dos valores esquecidos, assim como a possibilidade de fazer os pedidos de resgate. Agora é a vez dos nascidos entre 1968 e 1983. O período de consulta vai até sexta-feira, 18, com repescagem no sábado.

Leia mais: Auxílio Emergencial vai voltar em março? Veja as chances disso acontecer

A consulta pode ser feita por meio do site do Banco Central, o Sistema Valores a Receber. A partir de desta segunda-feira, 14, além de saber os valores, os brasileiros também poderão agendar a devolução do dinheiro esquecido.

Lote de consulta

O Banco Central organizou as consultas e devolução das quantias de acordo com o ano de nascimento dos brasileiros. Ou também com o ano de criação das empresas pelo CNPJ. O primeiro calendário foi para os nascidos antes de 1968, com a repescagem em 12 de março.

De agora até o dia 18 de março é a vez dos nascidos entre 1968 e 1983. Na sequência, entre os dias 21 e 25 de março, o Banco Central vai liberar para quem nasceu a partir de 1984. A previsão é de que, a partir de 28 de março, as pessoas que perderam a repescagem de cada grupo possam fazer o pedido de resgate do dinheiro esquecido.

De acordo com o lote de consulta, o Banco Central libera uma estimativa de valores a serem devolvidos. No primeiro grupo, por exemplo, chega a R$ 3,9 bilhões. Pelas regras do Sistema Valores a Receber, depois que os cidadãos fazem o pedido de devolução das quantias, as instituições têm o prazo de 12 dias úteis para devolverem o dinheiro.

A consulta no sistema é rápida. Basta informar o CPF ou CNPJ. O próprio sistema vai indicar a data para consulta do valor e onde o cidadão poderá solicitar a devolução da quantia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário