Azeites adulterados: TUDO que você precisa saber para fugir das ciladas

Saiba o que identificar para não comprar azeites que foram adulterados.



Um dos óleos mais consumidos em todo o país, tanto pelo sabor quanto por ser mais saudável que os demais, é o azeite. Em dezembro de 2021, o Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, interrompeu a venda de 24 marcas importadas de azeite no Brasil que tinham produtos adulterados.

Veja também: Esta é a forma correta de descongelar alimentos prontos

Para se ter uma ideia, foram mais de 152 mil frascos de azeite retirados dos mercados e demais pontos de vendas de produtos alimentícios, visto que continham óleo de milho, óleo de soja, aromatizantes e corantes em sua composição.

Como se não fosse o suficiente, alguns dos azeites que estavam sendo comercializados eram impróprios e proibidos para o consumo, como o lampante, um tipo de azeite que deriva da oliva, mas que é usado para acender lamparinas, e não para ser consumido.

Durante as fiscalizações, especialistas do Conselho Oleícola Internacional, IOC, analisaram os produtos que estavam sendo comercializados de acordo com a cor, aroma e sabor. Somente assim foi possível identificar os produtos fraudados, pois nem mesmo em laboratório é possível fazer essa identificação.

O problema chamou bastante atenção dos consumidores, que começaram a se questionar sobre como saber se estão comprando azeites adulterados no mercado. Veja como fazer esse tipo de identificação.

Como saber se estou comprando azeites adulterados?

Existem algumas dicas que todos os consumidores podem levar em consideração na hora de comprar azeite. Comprar marcas nacionais de azeite, por exemplo, é uma boa opção, dado que nenhuma marca brasileira havia sido adulterada.

Em nota, o diretor da Dipov, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, afirmou: “O azeite nacional, produzido a partir de oliveiras cultivadas aqui e envasados no país, não mostra nenhum tipo de fraude e aponta para uma qualidade excelente”.

Outro ponto que deve ser observado é o tipo de embalagem do produto. Azeites que vêm em frascos de cores claras ou transparentes podem facilmente ter sido adulterados. Já os azeites bons sempre vêm em frascos de cores mais escuras, a fim de evitar que o produto oxide quando em contato com a luz.

Por fim, a última dica para que você evite comprar azeites possivelmente adulterados é quanto ao preço. Todos sabem que azeite é um produto caro, então, se você encontrar algum que esteja muito abaixo da média de preço, desconfie, pois é possível que tenha sido adulterado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário