scorecardresearch ghost pixel



Passo a passo para conservar alface na geladeira por mais tempo

Aprenda de uma vez por todas qual é o segredo para ter uma salada fresquinha sempre à disposição. Veja como conservar alface na geladeira por mais tempo.



A alface é, sem dúvidas, a verdura mais utilizada nas saladas em todo o país. O problema é que o vegetal costuma estragar rápido se ficar alguns dias guardados, mesmo que seja na geladeira. No entanto, dificilmente você conseguirá escolher a quantidade de alface que quer para evitar desperdícios, já que ela é vendida em grandes porções. Por isso, vale a pena conferir como conservar a alface por muito mais tempo dentro da geladeira.

Veja também: Suco detox de maçã com mamão promete eliminar os quilos extras

Mais do que manter o vegetal sempre fresquinho em casa, as dicas apresentadas aqui vão te ajudar a economizar tempo. Afinal, não será mais necessário lavar folha por folha todas as vezes que quiser comer salada. Isso porque é possível lavar uma vez só e manter a alface limpinha dentro do refrigerador.

Como conservar alface por muito tempo na geladeira:

A quantidade de alface comprada costuma ser bem maior do que a necessária para o preparo de uma boa salada. Isso não seria nenhum problema se a alface não estragasse tão rapidamente. Basta um ou dois dias para que os vegetais comecem a murchar e perder os nutrientes. Inclusive, quando colocada na geladeira, parece que a alface estraga ainda mais rápido.

Contudo, existem maneiras de fazer com que a alface dure bem mais tempo na sua casa. Assim, você poderá ter sempre uma boa verdura fresquinha para comer, sem se preocupar tanto com a urgência.

Truques para conservar a alface por mais tempo

Cozinhar e comer alimentos preparados com ingredientes frescos é mais saudável e mais indicado. Mais do que o ótimo sabor e o delicioso aroma, verduras fresquinhas não causam danos à saúde. Ou seja, é uma questão de segurança alimentar aprender a conservar bem os insumos alimentícios. Então, aprenda a conservar a alface com estas dicas:

1º – Lave bem a alface

O primeiro passo para garantir alfaces bonitas e bem conservadas está em lavar as folhas assim que chegar em casa. Não deixe os ramos de alface muito tempo dentro de saquinhos ou quaisquer outras embalagens.

Lave a alface com água corrente e já vá eliminando qualquer folha murcha ou amarelada e escurecida. Encha uma vasilha com água e hipoclorito de sódio para deixar a alface de molho por 15 minutos. Enxague bem as folhas depois desse tempo.

2º – Seque antes de guardar

Nunca guarde as folhas úmidas dentro da geladeira. Garanta que elas estejam muito bem sequinhas. Para isso, você pode utilizar uma vasilha giratória para secar hortaliças ou mesmo usar o tradicional papel toalha.

3º- Guarde corretamente

Se forem muitas folhas, use saquinhos de armazenamento. Caso contrário, pode utilizar potes de vidro com tampas. Lembre-se: as folhas precisam estar muito bem secas. Guarde a alface na gaveta de verduras da geladeira, pois é a área mais fresquinha e também não oferece risco de congelamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário