A Receita Federal abriu nesta quinta-feira a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda. Mais de 212 mil contribuintes que tinham caído na malha fina vão receber a restituição. Ao todo serão repassados mais de R$ 210 milhões.
Leia mais: Prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 terminará antes do previsto
A consulta é feita no site da Receita Federal. Na aba “Meu Imposto de Renda”, os contribuintes conferem o valor da restituição. Outra forma é por meio do app da Receita.
Consulta à restituição
A restituição é referente às declarações de anos passados. Devem receber os contribuintes que acertaram as contas com o leão. O pagamento começa no dia 31 de março. Agora é possível apenas fazer a consulta e saber o valor que irá receber.
De acordo com a Receita, os contribuintes que fizeram a consulta da restituição e não estiverem na lista de pagamento precisam entrar em contato com o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Essa é a forma de conferir o motivo e também quais as pendências que ainda impedem a restituição.
Ao identificar, o próximo passo é fazer a declaração retificadora. A restituição só será feita, assim, nos próximos lotes divulgados pela Receita.
O pagamento da restituição cai na conta informada pelo contribuinte durante a declaração. Como em outras restituições, recebe primeiro quem tem prioridade. Sendo os idosos com mais de 80 anos, seguidos pelos que têm entre 60 e 79. Por último, pessoas com deficiência ou doença grave.
O resgate da restituição tem que ser feito no prazo de 1 ano depois do depósito. Se passar esse tempo, o pedido de resgate tem que ser feito no portal e-CAC, da Receita Federal.
Além disso, quem trocou de conta e precisa mudar o destino da restituição, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil. Os contribuintes poderão entrar em contato por meio da central de relacionamento do banco, ou também pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).