O WhatsApp está testando um novo recurso chamado “Communities”, ou Comunidades em português. Esse recurso permite criar e administrar grupos em estruturas maiores que podem ser usadas por empresas, escolas e outras instituições.
Veja também: Descoberto menu secreto do WhatsApp: O que tem nele e onde fica
Os gestores de estratégia do Grupo Meta estão animados com as possibilidades que esse recurso pode oferecer. A expectativa é que a nova funcionalidade torne o WhatsApp mais atraente para outros públicos, além de facilitar a vida dos usuários. O recurso reunirá grupos, limitados a 256 usuários, sob unidades maiores, onde os administradores poderão enviar alertas para uma comunidade de milhares de usuários.
A nova funcionalidade pode tornar o WhatsApp competitivo frente a outros aplicativos de mensagens, como o Telegram. Apesar de ser o preferido dos brasileiros, o WhatsApp deixa muito a desejar quando comparado com o Telegram, que tem sido amplamente usado para comunicação na guerra Rússia-Ucrânia.
Desde que anunciou a iniciativa “Meta” O CEO do grupo, Mark Zuckerberg, sustenta a ideia de que as ferramentas de comunicação não apenas precisam se ajustar às necessidades das pessoas, como também precisam prever tendências de comportamento. E é por conta das tendências atuais que a plataforma passará por essa transformação inovadora.
Para os usuários brasileiros, a nova funcionalidade só estará disponível depois das eleições. O objetivo desse retardo no lançamento é evitar que a ferramenta seja utilizada para espalhar notícias falsas ou para influenciar as eleições de alguma forma. Essa iniciativa é parte de um acordo firmado entre o grupo Meta e o Tribunal Superior Eleitoral.
O WhatsApp é criptografado de ponta a ponta e, graças às suas funcionalidades e à sua segurança, tem cerca de 2 bilhões de usuários com os quais se compromete seriamente. Os desenvolvedores do aplicativo garantem que o recurso comunidades também será criptografado de ponta a ponta.
Nos últimos anos os idealizadores do grupo Meta notaram que aplicativos que permitem a interação entre grupos maiores de pessoas estão se tornando cada vez mais populares. Um exemplo disso é o Telegram, que vem se destacando entre os aplicativos de mensagens graças às suas funções de socialização.
O recurso de comunidades pode ser uma estratégia do Grupo Meta para frear o crescimento da plataforma russa nos mercados onde o WhatsApp já estava instituído.
A expectativa é que essa ferramenta possa ser utilizado até mesmo por entidades públicas para compartilhar informações e notícias que interessam a comunidades específicas. O recurso promete muitas inovações e vantagens para os usuários, mas teremos que esperar até o fim do ano para experimentá-lo na prática.