scorecardresearch ghost pixel



Confira 13 funções que o WhatsApp copiou do Telegram

Cerca de 13 funções surgiram primeiro no Telegram e depois foram implementadas no Wpp.



É muito raro hoje em dia você encontrar uma pessoa que não tenha o WhatsApp instalado no celular, mas o que ninguém sabe é que o mensageiro tem a fama de copiar funcionalidades, e hoje vamos listar para você as 13 funções que o app de mensagens copiou do seu concorrente, Telegram.

Leia mais: Confira os 6 melhores filmes de terror escondidos na Netflix

Mesmo tendo poucos downloads, o Telegram possui uma gama de recursos que coloca o WhatsApp para trás, inclusive muitas empresas tem optado por trabalhar com ele, pois ele oferece uma facilidade maior para envios de vídeos grandes por exemplo sem que a mídia perca a qualidade, entre outras funcionalidades exclusivas que não chegaram para o Wpp ainda.

Funções que o WhatsApp copiou do Telegram

Os dois aplicativos têm travado uma bela disputa pela preferência do público e isso tem se refletido em vários lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil. É normal, em alguns casos que a hajam essas cópias um do outro, com o objetivo de entregar uma melhor experiência para seus usuários. Confira a baixo as funções que o WhatsApp aproveitou do Telegram.

1. Login em múltiplos aparelhos

Para que o usuário tivesse acesso ao mensageiro era obrigatório ter um número de telefone celular e um aparelho conectado à internet. Antes a versão web do app de mensagens só funcionava como um espelho do celular, ou seja, se ele não estivesse conectado à internet não era possível utilizá-lo.

Além disso, só era possível usar a versão  Web em um PC de forma simultânea. Neste mês o mensageiro liberou o recurso de login em múltiplos aparelhos para todos os usuários, agora o app pode ser usado em até cinco dispositivos simultâneos para receber e enviar mensagens em tempo real, o que já era realidade no Telegram há mais de cinco anos.

E não para por aí, o Telegram tem crescido cada vez mais e o público tem desconfiado muito do WhatsApp no que se refere a sua Política de Privacidade que permitia o compartilhamento de dados com o Facebook. Estima-se um crescimento ainda maior do Telegram, principalmente com a chegada das eleições de 2022, afinal a plataforma suporta grupos com um número maior de membros e garante o anonimato com mais eficácia.

2. WhatsApp Web

E por falar em versão Web, é importante dizer que esse recurso do WhatsApp foi criado especificamente para atender a demanda de quem precisava trabalhar com o mensageiro no computador, algo que no Telegram já existia desde sempre.

O que acontece agora é uma luta para entregar uma melhor experiência no PC, tendo em vista que muitos dos recursos disponíveis no celular ainda não podem ser utilizados nesta versão.

3. Respostas

A forma mais fácil de se organizar uma conversa quando uma pessoa envia mais de uma pergunta, é utilizando essa função e selecionando a mensagem que você quer responder, evitando confusões no diálogo. Esse recurso foi implementado primeiramente no Telegram e só após muitos pedidos foi adicionada ao WhatsApp.

4. Menções

Da mesma forma as menções são extremamente úteis na organização das conversas, principalmente nos grupos. Se você ainda não sabe usar é só digitar @ e o nome/número do contato para que a marcação seja feita, o mais bacana é que a pessoa mencionada é notificada com a menção. Você marcar uma pessoa para perguntar algo, fazer um comentário ou dar uma resposta.

5. Editar de fotos

O Photoshop sempre foi o queridinho de quem gosta de uma foto bem editada, mas por ser pago e um pouco complexo a maioria dos usuários acaba optando por algo mais fácil de usar. O Telegram, possui um editor básico de imagens em sua versão para o navegador, com ele o usuário pode cortar, inserir adesivos, redimensionar ou usar o pincel WhatsApp Web, no entanto, só começou a usar essa novidade em agosto deste ano.

6. Stickers – adesivos

Esse recurso que conquistou os usuários brasileiros, surgiu inicialmente no Telegram, por lá, antes mesmo do WhatsApp, era possível usar stickers animados e bem maiores, o que tornava as conversas mais divertidas.

7. GIFs

Quando os GIFs foram adicionados ao WhatsApp as conversas ficaram mais divertidas. Inicialmente o Telegram contava com uma biblioteca ampla e com marcação de GIFs favoritos, o app tinha uma integração direta com o site Tenor que também dava suporte ao compartilhamento de arquivos nesse formato, mas o app da Meta só passou a ter esse mesmo suporte ao formato animado tempos depois.

8. Arquivos em PDF

Eis uma facilidade que as empresas amam, muita gente hoje em dia utiliza esse recurso, é difícil encontrar alguém que nunca enviou ou recebeu um arquivo PDF no celular, entre eles estão os documentos, apostilas, cartões virtuais, livros, entre outros. Acontece que a ideia deste recurso veio a partir do Telegram e só foi implementado na versão Web do WhatsApp em 2016.

9. Apagar mensagem

Esse aqui salva vidas de vem em quando, o Telegram possuía um recurso que possibilitava ao usuário apagar aquelas mensagens enviadas por engano ou em caso de arrependimento. Algum tempo depois, os desenvolvedores do Zap resolveram levar a novidade para o app e hoje é possível excluir textos e mídias após enviá-los, mas a ação precisa ser rápida.

10. Link para entrar em grupos

No Telegram é possível encontrar muitas possibilidades principalmente para os grupos, os links de convite para entrada em algum grupo é um deles. O WhatsApp só permitia que os administradores adicionassem as pessoas nos grupos, mas agora existe a possibilidade de criar links diretos para entrar nas salas de bate-papo.

11. Verificação em duas etapas

O Telegram sempre teve um foco voltado para a privacidade do seu usuário, por isso ele sempre teve recursos de segurança à frente dos seus rivais, a verificação em duas etapas é um exemplo. Para fazer o login na conta, é exigência do app que o usuário digite um código recebido por SMS, isso impede que criminosos acessem seu perfil sem autorização. Essa funcionalidade foi copiada pelo Wpp de forma parcial, tendo em vista que o Telegram ainda possui outra camada de senha para ser ultrapassada.

12. Bate-papo fixados

Se você tem muitos grupos ou muitos bate-papos e quer selecionar os principais para não perder de vista as mensagens mais importantes, este recurso é ideal. O Telegram oferece ao usuário essa possibilidade fixar no topo as conversas mais relevantes há muitos anos, mas o WhatsApp só começou a liberar isso em outubro de 2020.

13. Mensagens autodestrutivas

Por último nós temos uma adição recente do WhatsApp, também copiada do Telegram, que são as mensagens autodestrutivas (ou temporárias), trata-se de mensagens que são automaticamente apagadas após um tempo que é predeterminado pelo usuário, podendo optar por 24 horas, 7 dias ou 90 dias. No Telegram, o usuário não precisa fazer essa configuração antes basta escolher a mensagem que quer apagar, entre outras opções de tempo para auto exclusão do envio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário