Granola: conheça as vantagens e desvantagens do consumo

A granola é feita de diversos ingredientes. As vantagens ou desvantagens de seu consumo podem variar conforme a marca escolhida.



Engana-se quem pensa que a granola é um cereal, pois na verdade é fabricada a partir de um mix de ingredientes, como óleo, açúcar, mistura para nozes, semente de frutas secas entre outros. A composição exata do produto pode variar de acordo com a marca escolhida.

Veja também: Descubra qual é o chocolate mais saudável para sua dieta

Então para não cometer erros na hora de comprar, escolha por marcas que contenham menos quantidade de açúcar e óleos. Agora, se a granola é um alimento fabricado a partir de outros ingredientes, fica a pergunta, será que faz bem para saúde e quais são as vantagens e desvantagens em realizar o consumo.

Quais os benefícios e vantagens de consumir a granola?

A granola é um composto feito a partir da mistura de vários mix de cereais e sementes, como aveia em flocos, linhaça e chia, por esse motivo é um alimento saudável rico em vitaminas e minerais, sem contar suas quantidades de fibras.

Ferro e potássio: por conter frutas secas, faz da granola um alimento rico em minerais que entre outros benefícios, ajudam a estabilizar a pressão arterial, melhoram a oxigenação sanguínea, as funções celulares e contrações dos músculos.

É fonte de carboidrato: o alimento possui quantidades de carboidratos que fornecem energia para podermos realizar os movimentos do dia a dia.

Excelente fonte de fibra: o alimento é composto por aveia em flocos, que é uma excelente fonte de fibra, que ajuda na melhora da função gastrointestinal, fornece mais saciedade, contribuindo para diminuir a vontade de comer em excesso.

Ajuda na saúde do coração: justamente por conter fibras alimentares, o alimento age reduzindo as taxas de LDL, contribuindo para saúde cardiovascular.

Quais as desvantagens de consumir a granola?

O alimento em si, possui muitos benefícios para a saúde do corpo. Mas é preciso ter atenção aos ingredientes descritos na embalagem, pois podem interferir nos benefícios, retirando suas vantagens de consumo. 

Por isso, podemos resumir que as principais desvantagens, são somente se a granola tiver:

  • Açúcar em excesso: pode elevar os riscos de doenças como diabetes tipo 2, colaborar para o sobrepeso, ou desenvolver doenças cardíacas.
  • Excesso de gorduras: dependendo da marca, pode ocorrer que o alimento tenha excesso de gorduras e óleos refinados, que possuem ômega 6, que é benéfico à saúde, no entanto, o cuidado deve estar em não consumir em excesso.
  • Possui muitas calorias: meia xícara de granola tem aproximadamente 240 calorias, o que a torna um alimento bastante calórico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário