A dor de estômago pode ser descrita como uma sensação incômoda e dolorosa que pode variar de intensa a grave e vir acompanhada ou não de outros sintomas como azia e vômito. Podendo estar associada a doenças graves, por essa razão deve ser avaliada por um médico, para que seja descartado quaisquer problemas de saúde maiores e, obter o tratamento mais adequado.
Veja também: Conheça quais são as frutas com mais agrotóxicos no Brasil
Entretanto, a dor também pode estar associada a outros fatores relacionados aos hábitos cotidianos, na maioria das vezes, despercebidos. Vamos ver 3 práticas regulares que podem estar afetando a sua saúde estomacal.
3 práticas regulares que podem estar te causando dor de estômago
Excesso de medicamentos
É comum para muitas pessoas sentir dores musculares ou dores de cabeça, por exemplo, fazer uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios na esperança de amenizar sua dor.
Contudo, o consumo regular dessas substâncias pode afetar a saúde do estômago. Porque o uso frequente pode causar sangramento, inflamação e ulceração no intestino delgado, além de destruir a flora intestinal, no caso de consumo elevado.
Os riscos a longo prazo são gastrite, úlcera e refluxo, problemas que necessitam de tratamento específico e de tempo prolongado, além de alguns casos precisarem intervenção cirúrgica.
Fazer a ingestão de poucas fibras
As escolhas alimentares também podem impactar a saúde do estômago. O baixo consumo de fibras pode provocar prisão de ventre, sensação de inchaço e dor. Desta forma, o consumo de alimentos fibrosos juntamente com uma hidratação adequada pode evitar ocorrências de dores estomacais.
Além do mais, a alimentação à base de frutas, saladas e proteínas de qualidade ajuda a ter um quadro de boa saúde, por isso vale a pena dar atenção à alimentação.
Excesso de açúcares e bebidas açucaradas
O açúcar refinado presente em diversos alimentos, em algumas pessoas, provoca diversos incômodos relacionados ao estômago. O excesso de doces pode causar azia, má digestão, constipação e diarreia.
Pesquisas alertam que o consumo excessivo e prolongado de alimentos e bebidas açucaradas ao longo prazo podem causar várias desordens no sistema digestivo. E que 59% da população que têm o hábito de consumir bebidas doces industrializadas têm ou já sofreram de algum problema de estômago.