Um cachorrinho em casa é sempre motivo para muitas alegrias. No entanto, o animal tem suas necessidades fisiológicas e pode levar um tempo até que ele aprenda onde deve fazer xixi. Até lá, a urina do cachorro aparece em locais inusitados e bem pouco apropriados.
Veja também: Lista: os 8 cachorros mais bravos do mundo
O problema está no mau-cheiro da urina do cachorro, que pode ser neutralizada. Aprenda hoje, como eliminar o aroma inconveniente que pode se apoderar da sua casa.
Dicas para eliminar o cheiro da urina do cachorro
A primeira coisa que você precisa fazer é não demorar para limpar o xixi do chão. Quanto mais tempo a urina do cachorro ficar ali, mais rápido o cheiro vai se espalhar pela casa. Por isso, aja rápido.
Assim que localizar a mancha limpe primeiramente com papel toalha ou um pano úmido. Retire o excesso e aplique detergente na sequência. Use outro pano para remover o detergente e finalize com algum produto de limpeza aromático.
Se a urina do animal estiver em um estofado, seja ainda mais rápido e faça o mesmo procedimento. Misturar vinagre de maçã e água ajuda a neutralizar totalmente o mau-cheiro, aliás.
Mude a água para controlar o cheiro da urina do cachorro
Dilua um pouquinho de suco de tomate na água do seu cão. Isso vai fazer com que a urina dele tenha menos nitrato do que o comum.
O mau-cheiro do xixi está justamente na alta concentração de nitrato existente em sua composição. O suco de tomate ajuda a diminuir o efeito indesejado. Na dúvida, consulte um médico veterinário.
Ensine seu cão a urinar no local certo
Use essas dicas para ensinar o animal onde ele deve urinar:
1 – Delimite o espaço
Principalmente quando são filhotes, o metabolismo do animal é bem rápido. Assim, eles tendem a defecar logo após comer e a fazer xixi pouco tempo depois de beber água. Dessa forma, basta levar o bichinho ao local adequado para fazer suas necessidades e aguardar alguns minutos.
Além disso, no início, é bom que o cão tenha mais contato com a área externa, para diferenciar os ambientes. Assim ele entende onde deve fazer as necessidades e onde não.
2 – Reforço positivo
Sempre que seu cachorro acertar as coisas que deve fazer, recompense ele com algo bom e positivo. Pode ser um biscoitinho, um petisco diferenciado ou com carinho e brincadeiras. Além de fazer o cachorro aliar o bom sentimento com a atitude que acabou de ter, isso certamente criará laços afetivos entre vocês.
3 – Não repreenda
Pode ser que em alguns momentos você precise chamar a atenção do animal. Contudo, o xixi no lugar errado não é motivo para isso. Neste caso, a briga apenas fará o cão sentir medo de você e não vai ajudar em nada a ensinar algo positivo.
Se você mantiver a paciência e o afeto no começo, tudo correrá bem. Lembre-se que é mais fácil ensinar coisas novas do que ressignificar os hábitos já existentes do animal.