INSS: como comprovar o vínculo empregatício para solicitar um benefício?

Deixar de comprovar corretamente um vínculo empregatício no pedido ao INSS pode reduzir o valor final do benefício.



Na hora de pedir a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muitos segurados acabam recebendo um valor menor do que o esperado. Um motivo bastante comum são vínculos empregatícios que não constam nos registros da autarquia.

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Antes de buscar documentos que comprovem a existência desses empregos, o cidadão deve descobrir se aquela atividade foi registrada pelo INSS. A consulta é simples e pode ser feita no site do Cadastro Nacional de Informações Pessoais (CNIS).

Em geral, quando uma vínculo deixa de ser contabilizado, o motivo é um erro do INSS no momento de calcular o tempo de contribuição, ou um erro do empregador ligado ao repasse dos recolhimentos.

A empresa é responsável por repassar ao INSS a contribuição descontada do salário do funcionário que trabalha com carteira assinada. Caso não faça isso de forma correta, esse período trabalhado não entra no cálculo do benefício.

Comprovação de vínculo empregatício

O trabalhador que não teve qualquer vínculo empregatício registrado pode apresentar alguns documentos para fazer a comprovação e evitar prejuízos. Veja alguns exemplos:

  • Contrato individual de trabalho;
  • Contracheques;
  • Rescisão de contrato;
  • Recibos da época;
  • Comprovantes do FGTS da época;
  • Cópia autenticada ou versão original da Ficha ou do Livro da empresa;
  • Documentos da época;
  • Documentos com a assinatura do empregador que comprovam o período trabalhado;
  • Fotografias da época em que prestava serviços.

Munido dessa documentação, basta entrar em contato com o INSS e solicitar a correção do valor dos repasses.




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