scorecardresearch ghost pixel



Qual o tipo de açúcar mais saudável que existe?

Para a ciência, o melhor tipo de açúcar é o orgânico, pois conserva todos os nutrientes e não há adição de produtos agrícolas.



A preocupação com o consumo de açúcar nos últimos anos tem aumentado, principalmente devido ao crescente consumo, e do surgimento de doenças relacionadas como problemas cardiovasculares, diabetes e a obesidade.

Veja também: O que fazer para a banana e a maçã não escurecerem?

Embora tenhamos diversos tipos de açúcares no mercado, o mais consumido ainda é o açúcar refinado que, por sua vez, está associado aos principais problemas de saúde. Por isso, diante de tanta variedade, conhecer cada um deles é importante para decidir qual a opção é melhor para o consumo.

As principais diferenças entre o açúcar e o adoçante

Grande parte do açúcar encontrado nas gôndolas dos supermercados é o açúcar branco produzido da cana de açúcar ou da beterraba. Fora esses, encontramos outros tipos que são chamados de adoçantes.

Os adoçantes são produtos artificiais e sintéticos produzidos a partir de uma variedade de matérias-primas, os mais conhecidos são:

  • Sacarina
  • Sucralose
  • Acessulfame K
  • Aspartame

Vale destacar que o aspartame é um tipo de açúcar que possui quase zero calorias, sendo o mais consumido pelas pessoas com diabetes e com sobrepeso. Inclusive, alguns médicos alertam sobre os riscos do consumo excessivo, devido à relação do aspartame com doenças como o câncer. 

Qual o tipo de açúcar mais saudável que existe?

Para responder essa pergunta, temos que analisar o que dizem as autoridades de saúde. Uma publicação feita pelo Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que de todas as variedades de açúcar existentes, os mais saudáveis são o açúcar mascavo e demerara.

Isso porque seu processo de fabricação envolve menos processamento. Contudo o açúcar refinado, do tipo confeiteiro e do tipo cristal, as autoridades informam que causam mais males à saúde devido ao processo de fabricação em que são adicionados produtos químicos.

Para os cientistas, o melhor tipo de açúcar é o tipo orgânico, pois conserva todos os nutrientes e não há adição de produtos agrícolas.  O açúcar derivado de substâncias retiradas das flores da palma do coco também é uma alternativa saudável, porque não passa pelo processo químico, sendo rico em vitaminas do complexo B.

Contudo, o açúcar light apesar de parecer saudável, deve ser consumido com moderação, já que é uma mistura feita a partir do açúcar refinado com adoçantes artificiais, logo, representam riscos à saúde.

Açúcares naturais fazem bem para a saúde?

O açúcar extraído da planta Stevia rebaudiana, de acordo com estudos, têm relação com melhoras no tratamento de alguns problemas de saúde como a hipertensão arterial, por exemplo. Mas, ainda é preciso mais investigação científica, pois existem estudos que apontam prejuízos à microbiota intestinal. 

Já o eritritol, um tipo de adoçante conhecido como álcool do açúcar, não tem relação com o aumento de glicose sanguínea, segundo estudos, não afeta os níveis de gorduras, como colesterol e triglicerídeos, portanto, é um tipo de açúcar benéfico para o consumo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário