Entra em vigor no próximo dia 1º de junho a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento deve reduzir as falsificações, com novos padrões de segurança. Mas será que a troca da CNH será obrigatória para todos os motoristas? Confira as regras.
Leia mais: Cadastro Único: Confira os prazos das revisões realizadas pelo governo
A nova versão vai aproximar o documento brasileiro do modelo adotado por outros países. A CNH passa a ter uma tinta que brilha no escuro, além de holograma e impressão reativa à luz ultravioleta. O QR Code continua presente na carteira de motorista.
CNH em junho
As mudanças foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro do ano passado. O modelo contará com cores novas, além de outras subcategorias.
A nova CNH será nas cores verde e amarelo, que predominam na bandeira do Brasil. A assinatura do motorista também mudará de lugar. Vai ficar mais perto da foto de cada motorista.
Outra novidade é que a nova CNH vai ter o desenho dos veículos para indicar a categoria em que o condutor está habilitado. E as restrições médicas também ficarão mais destacadas no documento que entrará em vigor. Por exemplo, se a pessoa precisa usar óculos.
Apesar de todas as mudanças que logo estarão em vigor, o motorista pode ficar tranquilo. A troca do documento não será obrigatória de imediato.
Ou seja, só será preciso emitir a nova CNH os motoristas que passarem pela renovação do documento ou que precisarem emitir a segunda via. E, claro, para os documentos que forem emitidos aos novos motoristas a partir de junho.
Então, a orientação do Contran é que o condutor fique de olho na validade da CNH para saber a hora certa de trocar o documento pelo novo modelo.