Se você já foi a algum profissional de nutrição, deve ter recebido a indicação de comer iogurte para perder peso. O produto derivado do leite realmente conta com algumas propriedades bem interessantes para a saúde e, principalmente, para quem quer emagrecer.
Veja também: Substância do feijão branco pode ajudar a perder peso
Iogurte para perder peso realmente funciona?
O iogurte é um dos produtos mais utilizados em dietas e receitas para pessoas que querem cuidar da saúde ou mesmo perder peso. Ele é rico em probióticos, que ajudam a regular a flora intestinal e ter uma vida mais leve. Mais do que isso, trata-se de um ingrediente light utilizado no preparo de incontáveis receitas fit, como bolos, pães, sorvetes e outros doces.
Principalmente o iogurte integral desnatado é um dos melhores alimentos para compor cardápios diets. Contudo, seu consumo pode ser dificultado pelo gosto azedo na boca. Por isso, médicos e nutricionistas recomendam adições de frutas, aveia e outros grãos que amenizem o sabor do alimento. Neste sentido sim, o da para tomar iogurte para perder peso.
Tipos de iogurte para comprar
Embora os benefícios sejam amplos, existem vários tipos de iogurtes disponíveis no mercado. É preciso entender a diferença de cada um para descobrir qual é a melhor opção mediante seus objetivos.
Antes de entender os tipos, a primeira dica é checar a embalagem do produto. O certo é buscar os iogurtes naturais e, muitas vezes, o rótulo engana e acaba disfarçando um alimento industrializado. Tendo isso em mente, conheça os melhores iogurtes para ter em casa:
– Iogurte natural caseiro
A primeira opção de bom iogurte é aquele feito em casa. Para isso, basta misturar leite e fermento lácteo ou outro iogurte natural integral sem sabor. Existem várias receitas na internet que ensinam a fazer bons iogurtes caseiros.
– Iogurte com sabor
Esse é um exemplo de iogurte que deve ser analisado com cuidado. Essas opções não costumam ser naturais e, muito menos, saudáveis. Vale ler muito bem o rótulo.
Os únicos iogurtes com sabor que podem ter algum benefício são aqueles que vem com frutas secas separadas para misturar. Do contrário, o ideal é buscar as alternativas integrais e naturais do produto.
– Iogurte grego
O iogurte grego é um tipo de iogurte sem soro e, por isso, mais consistente. Contudo, existem alguns produtos nacionais que apenas levam o nome “grego” no rótulo, mas que não tem nada de saudável.
Os iogurtes gregos são as melhores opções entre todas, desde que sejam realmente naturais. Eles possuem grande quantidade de proteínas e o sabor é bem mais agradável.