O fígado é o órgão responsável pela purificação do organismo humano e merece atenção para seu estado de saúde. O mau funcionamento hepático compromete imensamente a qualidade de vida e oferece riscos graves. Ele se enquadra no grupo de órgãos vitais para as pessoas, como coração, cérebro e pulmões, por exemplo.
Veja também: Perigo! 7 alimentos que NUNCA devem ser colocados no micro-ondas
Confira quais hábitos são prejudiciais para o seu fígado:
- Comer berinjela malcozida;
- Exagerar na gordura (óleo, manteiga e margarina);
- Tomar paracetamol de ressaca;
- Sedentarismo;
- Remédios para emagrecer.
O que pode ser feito para melhorar o fígado?
A boa notícia é que através da alimentação também é possível garantir maior proteção do fígado. Um dos problemas mais frequentes está no acúmulo de gordura visceral nesta região. Para isso, é importante ter uma dieta balanceada a fim de não sobrecarregar esse órgão.
Algumas mudanças alimentares sugeridas são:
- Troque óleo de canola por azeite ou óleo de abacate;
- Troque arroz branco por arroz de couve-flor ou arroz integral com grãos;
- Substitua a batata inglesa pela batata-doce;
- O sorvete comum, rico em gordura saturada, deve ser trocado por iogurte congelado;
- Coma frutas low carb (geralmente vermelhas) ao invés das mais calóricas
Por fim, tenha uma dieta rica em alimentos que ajudem a eliminar gordura e açúcares do organismo.
Você pode introduzir os seguintes ingredientes à dieta:
1 – Beterraba
A beterraba é um ótimo alimento para controlar os índices de glicemia no corpo. Contudo, para ter uma boa absorção, o mais indicado é o consumo do alimento ainda cru, que pode ser ralado. O nitrato presente na beterraba ajuda na vasodilatação e contém alto teor de antioxidantes, responsáveis por proteger o fígado.
2 – Aveia
Dentre os carboidratos, a aveia é um dos mais indicados, já que possui propriedades que ajudam a equilibrar o organismo. Ela é uma bela fonte de beta-glucana e auxilia a reduzir os níveis de colesterol LDL. Esse é o colesterol prejudicial para a saúde, em especial para o sistema vascular e para o fígado.
3 – Castanha-do-pará
Embora seja uma oleaginosa, a castanha-do-pará apresenta o que chamamos de gordura boa. Ela é rica em ômega 3 e em vitaminas que são excelentes para a cicatrização e regeneração dos tecidos orgânicos, como o do fígado.
4 – Abacate
O abacate é uma rica fonte de nutrientes e, com certeza, deve estar inserido na dieta. Ele possui bastante glutationa, que é um tipo de antioxidante capaz de agir diretamente no fígado e proteger o órgão.
5 – Alcachofra
A alcachofra é rica em silimarina, um antioxidante que é comercializado em vários fármacos. Ele serve justamente para o tratamento de doenças que afetam o fígado. Ela ajuda a diminuir a gordura visceral presente no órgão. Ela pode ser tanto consumida como chá quanto cozida.