scorecardresearch ghost pixel



Perigo! 7 alimentos que NUNCA devem ser colocados no micro-ondas

Existem alguns alimentos que nunca devem ser colocados no micro-ondas. Descubra quais são e entenda os motivos que fazem do aquecimento dessas comidas tão perigoso.



O micro-ondas talvez seja o aparelho mais versátil e prático que as pessoas podem ter em sua cozinha. As utilidades desse eletrodoméstico vão desde aquecer alimentos frios, preparar bolos, pipocas e até descascar alho ou amolecer alguns produtos específicos. 

Embora até a água possa ser aquecida de forma rápida no micro-ondas, existem alimentos que não devem ser colocados dentro do aparelho.

Veja também: Existem horários certos das refeições para diabéticos?

Mesmo diante das advertências, várias pessoas insistem em colocar alguns alimentos proibidos para esquentar no micro-ondas. A prática é contraindicada, já que pode fazer com que alguns ingredientes percam seus nutrientes. Além disso, existem alguns produtos que podem até liberar substâncias cancerígenas.

Alimentos que não podem ser colocados dentro do micro-ondas

Abaixo você confere uma lista com os alimentos que devem passar bem longe do seu micro-ondas.

1- Frutas cítricas

A vitamina C praticamente vai embora quando os alimentos cítricos são aquecidos, seja no micro-ondas ou não.

2- Brócolis

Até 97% de antioxidantes são perdidos quando os brócolis são aquecidos em micro-ondas. Se o aquecimento for em água, a perda é de 11%.

3- Leite

Se for aquecido no micro-ondas, o leite pode perder cerca de 40% de seus nutrientes. A vitamina B12 presente no leite se perde completamente no processo.

4- Arroz

O arroz deve sempre ser cozido em água de modo comum, do contrário ele perderá todos os nutrientes importantes. O que ocorre é que a temperatura alta e uniforme do micro-ondas prejudica o processo. O arroz precisa de calor moderado e vá aumentando aos poucos.

5- Manteiga e margarina

Embora seja bem comum amolecer a manteiga ou a margarina no micro-ondas, essa prática não é aconselhada. Isso faz com que esses ingredientes percam seus ganhos proteicos.

6- Pipoca

Como assim? Pois é, a pipoca não é o melhor produto para esquentar no micro-ondas. Ela conta com ácido perfluorooctanóico (PFOA) e impacta diretamente na produção de hormônios do organismo.

7- Carne

Como a temperatura do micro-ondas é bastante alta, a carne acaba perdendo seu valor proteico.




Voltar ao topo

Deixe um comentário