A revisão de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um pedido feito pelos segurados que percebem que estão recebendo menos do que deveriam. Ela é um direito dos aposentados e pensionistas que encontram erros nos cálculos da autarquia.
Leia mais: Novas previsões de salários mínimos: Valor vai aumentar em 2023?
O primeiro passo para quem deseja aumentar o valor da aposentadoria ou de outros benefícios é solicitar a correção diretamente ao INSS. Se o pedido for negado, o segurado pode recorrer à Justiça.
A ação judicial de revisão é uma forma de garantir o valor que é de direito do segurado. Para dar entrada em um processo como esse, é importante ter em mãos todos os documentos que comprovem o erro nos cálculos, como carteira de trabalho e comprovantes do período trabalhado.
Tipos de revisão do INSS
Existe uma série de situações que geram a revisão, e cada uma delas se aplica a pessoas diferentes. Em geral, o prazo máximo para solicitar o recálculo é de 10 anos, contados a partir do primeiro pagamento do benefício.
Os principais tipos e mais conhecidos pelos segurados do INSS são os seguintes:
- Revisão do teto;
- Revisão da vida inteira;
- Recolhimento em atraso.
- Por tempo de contribuição;
- Revisão do salário mínimo;
- Revisão do buraco negro.
Antes de mais nada, o interessado deve solicitar a ajuda de um profissional da área previdenciária para se certificar que vale a pena entrar com um pedido. Há casos em que o benefício pode aumentar em até 50%, mas também há situações em que ele pode ser reduzido.