Entender que nem todas as pessoas estão prontas para te ouvir permite a criação de um critério antes de desabafar ou pedir ajuda. Falar para qualquer um sobre suas queixas permite que o outro possa se aproveitar do seu momento de vulnerabilidade.
Veja também: O que fazer no Dia dos Namorados se está solteiro?
Quando for algo grave envolvendo violência, é claro que você deve buscar alguém da sua confiança para solicitar uma orientação. Lembre-se, se a ocasião te afetar, procure auxílio, mas as questões cotidianas devem ser mantidas apenas entre os que estão vivendo a situação.
O que você deve evitar ficar contando para todas as pessoas do seu círculo social
Planos e metas
Suas metas a médio e longo prazo pertencem a você e ninguém deveria interferir ou tecer críticas sem prévio conhecimento. É importante manter seus sonhos no seu coração e traçar objetivos claros, concentrando energia em realizá-los, enquanto se afasta de julgamentos e apenas idealizações.
Boas ações
Ajudar uma pessoa que precisa é importante, seja com doações ou cuidados, estar presente fazendo a diferença causa satisfação. Contudo, não saia contando vantagem sobre ter sido solidário porque isso não transmite sinceridade.
Problemas íntimos da sua família
Todos têm problemas familiares, porém, evidenciar esses conflitos a todo momento não ajuda em nada. A não ser que envolva qualquer tipo de abuso ou condição de desgaste mental profundo, resolva com os seus parentes. Ressaltando, se for grave de verdade prefira auxílio especializado como a polícia, profissionais da saúde, advogados ou assistentes sociais.
Segredos de outras pessoas
Basta se colocar no lugar do outro para entender que revelar segredos não é nada ético. Não tem nada a ver com fofoca de famosos ou boatos da mídia, mas algo íntimo que um amigo lhe confiou e tem valor sentimental.
Ressentimentos do passado
Guardar mágoas é muito comum, mas não deixe que isso tome conta da sua maneira de agir com os outros. Encontre o caminho da cura com assistência psicológica ou tente conversar de um jeito positivo, tentando superar o que passou.