scorecardresearch ghost pixel



Ouvir música diariamente aumenta a qualidade da saúde mental

A pandemia mudou a rotina das pessoas, algumas se tornaram mais sedentárias enquanto outras improvisaram alguma forma para fazer exercícios, sem perder o ritmo, mas algumas canções também melhoram o bem estar humano.



Músicas são verdadeiros alimentos para a alma e o coração, provavelmente você tem um estilo preferido ou uma melodia que remete a uma memória feliz da sua vida. Diversos sentimentos ficam expostos quando um som começa a tocar, felicidade, alegria, raiva, gratidão e outras infinitas possibilidades, até colocar uma faixa triste com o objetivo de afogar as mágoas. Só que em um dia marcado pelo tédio, uma música pode mudar o seu humor. 

Veja também: Especialista diz que ansiedade é hábito e pode ser controlada

Vontade de cantar ou dançar seguindo a letra, sentindo um alívio após um dia cansativo ou se divertindo no final de semana. Um ambiente se transforma e até parece inexplicável como essa arte vem sendo difundida há milhares de anos e existe até no mundo animal no canto dos pássaros. Um estudo publicado pela JAMA Network apontou que é possível estabelecer uma relação entre uma autoestima boa e o costume de aproveitar muitas composições.

Só a música promove uma transformação no estado psicológico das pessoas? 

A pesquisa usou 26 estudos comparados para estabelecer alguns critérios e avaliou dados de 779 pessoas, chegando à hipótese de que sim, observa-se uma melhora em vários indicadores emocionais quando se adota uma prática musical no dia a dia. No entanto, apesar de ser eficiente, não substitui completamente treinos que tenham o intuito de queimar calorias ou acelerar o metabolismo, mas o seu efeito pode ajudar a estimular um excelente desempenho.

É por isso que é uma tendência mundial treinar ouvindo sons animados e que incentivam o movimento do corpo. Sendo assim, de maneira isolada a música auxilia no aprimoramento de algumas capacidades cognitivas, principalmente se a linguagem é usada para aprender um novo idioma. Porém, quando associada a uma atividade, entre estudar, correr, limpar a casa, suas vantagens são ainda maiores e de grande valor. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário