A secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quarta-feira, 15, declarou que será apresentado nesta sexta-feira, 17, o programa Internet Brasil. A ideia é garantir o acesso à banda larga às famílias carentes. Saiba mais detalhes sobre ele a seguir!
Leia mais: CadÚnico: aprenda o passo a passo para fazer pré-cadastro pela internet
Como vai funcionar o Internet Brasil?
De acordo com as diretrizes do programa, os estudantes que estejam cursando a partir do 3º ano do ensino fundamental, ou que estejam no ensino médio, terão acesso gratuito à internet. Para fazer parte do programa, os alunos também devem fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico).
A conexão acontecerá por meio de um chip com pacote de dados e aparelho para o acesso à banda larga. De acordo com o governo, a implementação da medida acontecerá de forma gradual, começando por municípios da região Nordeste.
“Vamos inaugurar esse projeto, esse programa, inicialmente nesses municípios para fazer um piloto”, disse a secretária. Estudantes que residem em áreas de difícil acesso, como de famílias indígenas e quilombolas, também serão beneficiados com a inciativa.
Acesso à internet para famílias de baixa renda
Publicado no Diário Oficial da União no final do mês de maio de 2022, o programa Internet Brasil foi instituído pela Lei nº14.351. Com sua implementação, estima-se que ocorra uma redução de 30% a 40% no número de domicílios sem acesso à banda larga.
Um estudo feito pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a consultoria PwC, mostrou que 71% da população brasileira com mais de 16 anos não consegue utilizar a internet com regularidade. Dessa forma, com a implementação do novo programa que libera rede banda larga aos estudantes inscritos no CadÚnico, a expectativa é que esse cenário mude ao longo do tempo.