scorecardresearch ghost pixel



CadÚnico: veja como fazer o pré-cadastro e a atualização dos dados

O pré-cadastro no CadÚnico pode ser feito pela internet, mas isso não elimina o atendimento presencial, que continua sendo exigido e primordial. Confira as demais etapas.



O Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada para os benefícios realizados pelo Governo Federal. É essencial manter os dados atualizados para garantir o acesso e evitar o corte dos pagamentos. Se você ainda não tem o CadÚnico, confira como fazer o pré-cadastro e a atualização das suas informações.

Leia mais: Fique atento e conheça 6 situações que levam à exclusão da inscrição no CadÚnico

O cadastro das famílias de baixa renda que serve como panorama para o governo, pois é por meio dele que os benefícios são direcionados às pessoas que mais se encaixam nos requisitos de cada auxílio avaliado, como é o caso do Auxílio Brasil. Ele destina, todos os meses, pelo menos R$ 400 para mais de 18 milhões de brasileiros.

CadÚnico: pré-cadastro e atualização

Por meio do novo aplicativo do CadÚnico, o Governo Federal passou a permitir um pré-cadastro das famílias interessadas, mas isso não descarta o atendimento presencial, pois ele segue sendo necessário.

O que acontece é que agora as famílias já podem dar entrada no pedido de cadastro para depois irem até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para completar as informações.

E não é só o governo que usa os dados do CadÚnico! Estados e municípios também consultam o banco de dados para direcionar os programas sociais, então é imprescindível submeter informações precisas e verdadeiras.

É por meio do CadÚnico que as famílias são incluídas em programas como o Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil e tantos outros.

Veja abaixo os requisitos para poder se inscrever no CadÚnico:

  • Renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Pessoas que moram sozinhas;
  • Quem vive em situação de rua.

Para fazer o pré-cadastro você só precisa baixar e acessar o aplicativo do CadÚnico, mas também consegue pelo site. Será necessário passar pelo atendimento presencial em até 120 dias depois disso, mas atenção: o cadastro não é concluído sem essa etapa concluída.

Confira também os documentos necessários no cadastro:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI).

Toda mudança nos dados da família deve constar na atualização do CadÚnico. E para tal, a pessoa pode procurar uma unidade do CRAS ou alterar os dados pela internet, o importante é nunca deixar de considerar os dados mais recentes, caso contrário o benefício pode ser suspenso por incoerência nas informações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário