Algumas pessoas crescem assistindo a filmes românticos, lendo contos de fadas e sonham em ter para si um “felizes para sempre” como os que são mostrados na ficção, mas nem sempre viver essa fantasia é tão fácil quanto imaginá-la. Por quê? As relações da vida real são bem diferentes.
Veja também: Prepare o buquê: 4 indícios que o seu namoro está prestes a se tornar um casamento
As coisas na ficção são relativamente fáceis de serem resolvidas, as do dia a dia na realidade? Nem tanto. Apenas o amor não é o suficiente para manter uma relação funcionando nesse modelo que os românticos tanto admiram.
É preciso conhecer o seu parceiro a fundo, ser compreensivo, fiel, ter paciência e aprender a conviver com todos os defeitos da outra pessoa, afinal de contas, ninguém é perfeito. Para manter o convívio civilizado, é preciso aceitar isso.
Claro que o amor é a parte mais importante de uma relação, mas ele sozinho não é capaz de manter um casal unido e feliz para sempre. Isso significa que o relacionamento também precisa estar munido com outras coisas que também são essenciais.
E se você quer conhecer os segredos necessários para ter o tão sonhado “felizes para sempre” no seu casamento ou algo muito próximo disso, confira algumas atitudes que ambos precisam adotar para fazer isso acontecer.
Identifique a linguagem do amor do seu companheiro
A primeira coisa que vocês dois precisam fazer é identificar qual é a linguagem do amor um do outro. O Dr. Gary Chapman foi o responsável por criar o conceito das 5 linguagens do amor. Ele se refere a forma de dar amor e como gostaríamos que isso fosse retribuído.
Reconhecer essa linguagem é importante para manter o relacionamento sólido e feliz, pois precisamos dar amor ao outro da forma que ele gostaria de receber tanto quanto precisamos dizer a ele como gostaríamos que esse amor fosse retribuído.
Confira agora quais são as cinco principais linguagens do amor. Veja qual delas mais se encaixa em sua personalidade e qual mais se parece ser a que o seu parceiro usa contigo.
- Atitudes;
- Contato físico;
- Palavras positivas;
- Presentes;
- Tempo de qualidade.
Ofereça ajuda
Muitas pessoas pensam que dizer “eu te amo” é o suficiente para que o outro saiba o quanto é importante, mas na grande maioria das vezes, oferecer ajuda pode demonstrar muito mais o amor que você sente pela outra pessoa do que quaisquer palavras bonitas.
Então sempre que o o seu amor estiver fazendo alguma coisa, em vez de apenas passar por ele e dizer “eu te amo”, pergunte também se ele gostaria que você o ajudasse com algo. Se há alguma coisa que ele precisa. Além disso, faça as coisas em conjunto! Pode ser muito mais divertido e tranquilo para ambos.
Seja sempre um bom ouvinte
Por fim, nem sempre quando o seu parceiro está desabafando com você, ele deseja que você resolva os problemas dele. Geralmente a pessoa só precisa de colo e de ser ouvida. É importante para ela saber que você estará sempre lá, não importa o quê. Então preocupe-se mais em ser um bom ouvinte e fale apenas quando a pessoa pedir um conselho seu.