scorecardresearch ghost pixel



Kit para Tv Digital gratuito: descubra como os inscritos no CadÚnico podem solicitar

Famílias que utilizam aparelhos que dependem de antenas parabólicas podem receber material de forma gratuita.  



Famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) podem solicitar gratuitamente um conversor digital para seus equipamentos. A instalação é necessária para que elas não percam o sinal da televisão.

Leia mais: Ganhe até R$ 8 mil encontrando esta moeda de R$ 1 ‘bifacial’

O sinal de TV aberta transmitido pelas antenas parabólicas pode sofrer interferência da quinta geração de internet móvel, o 5G. A novidade chegou à Brasília na primeira semana de julho e será ampliada para os demais estados nos próximos meses.

Quem utiliza antenas parabólicas pode enfrentar problemas porque a frequência 3,5 GHz em que elas operam é a mesma usada pelo 5G. Essa coincidência é o que causa interferência no sinal, explica diretor-conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira.

Como solicitar a mudança?

Os brasileiros inscritos no CadÚnico que precisam se adequar à nova realidade podem solicitar o kit e a instalação no site da EAF (Entidade Administradora da Faixa), sem pagar nada. Basta informar o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) e escolher um dia e horário para instalação.

O pedido também pode ser feito de forma gratuita pelo telefone 0800 729 2404. Vale destacar que a troca de equipamento sem custos abrange apenas as capitais brasileiras.

Fim da antena parabólica

Conforme determinação do governo federal, a transmissão pela antena parabólica terá fim em 18 meses, contados a partir do dia 6 de julho. Especialistas explicam que a TV aberta migrará da banda C para a banda Ku, visando evitar prejuízos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% dos lares brasileiros utilizavam antena parabólica em 2019.




Voltar ao topo

Deixe um comentário