scorecardresearch ghost pixel



Kit Antena grátis para inscritos no CadÚnico é confirmado; veja quem recebe

Novos kits possuem um receptor voltado para a compressão de áudio e vídeo, que ajuda a melhorar a qualidade de som e imagem.



Os brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) terão acesso ao chamado “Kit Antena de TV“. O intuito é que aqueles que fazem uso das antenas parabólicas (TVRO) consigam atualizar seus aparelhos para sincronizar de forma mais efetiva os canais de televisão.

Leia mais: App libera até 30% de dinheiro de volta nas compras em qualquer supermercado

Dentro dos novos kits está um receptor voltado para a compressão de áudio e vídeo, que ajuda a melhorar a qualidade de som e imagem das transmissões. Tudo de forma gratuita e sem cobrança adicional às famílias inscritas.

Como vai funcionar?

Atualmente, estima-se que cerca de 20 milhões de famílias brasileiras estejam acompanhando o sinal de televisão aberta e gratuita por meio de satélite na Banda C. No entanto, ela será migrada para a Banda Ku, com intuito de evitar interferências na faixa 3,5 GHz.

Para quem não sabe, a banda 3,5 GHz está reservada para o 5G, que trata-se de um frequência de sinal mais elevada. Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que foi estendido para até o dia 29 de setembro o início das operações de implementação da nova tecnologia nas capitais do país. Até então, o prazo era junho.

Quando os kits serão liberados?

A liberação e oferta dos kits antena aos inscritos no CadÚnico acontecerá conforme os recursos da troca de banda vão sendo realizados. O intuito principal é evitar que os cidadãos que fazem uso da televisão ao ar livre via satélite fiquem sem sinal.

A migração da Banda C para a Banda Ku serve para liberar o sinal 5G e assim atender as especificações previstas no edital. Estimativas apontam que as capitais serão as primeiras beneficiadas com o início da banda larga móvel no Brasil, seguidas posteriormente pelas cidades com mais de 500 mil habitantes e assim por diante, até que o cronograma de atualizações esteja completo em 2026.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário