É necessário lavar o arroz antes de cozinhá-lo? Descubra mitos e verdades

Algumas dúvidas em relação à culinária resistem ao tempo e acabam dividindo opiniões, seja pelos hábitos domésticos ou mudanças nos processos conforme a evolução da indústria alimentícia.



Há alguns anos, o processamento do arroz era feito com menos rigor e para se prevenir de algumas infecções, era um costume lavar os grãos. Atualmente as empresas passam por auditorias, responsáveis por constatar que estão todas atendendo às regras sanitárias. Dessa forma, os produtos vendidos atualmente apresentam um nível de segurança alto, ainda que gere desconfiança. 

Veja também: Pesquisa mostra que alimentação pode combater efeitos da velhice

Considerando isso, não existe a necessidade de ficar lavando esse alimento, principalmente ao demolhar. Quanto mais o grão ficar de molho, maior é a possibilidade de que perca seus principais nutrientes. Além disso, o amido acaba sendo diluído, aumentando as chances da mistura ficar empapada e sem muita textura depois do cozimento. 

Lavar o arroz pode fazer com que ele perca a maior parte dos seus nutrientes 

O arroz é um carboidrato poderoso que é muito popular no dia a dia dos brasileiros, levantando essas questões em relação à melhor maneira de prepará-lo. Contudo, ao contrário do que a maioria acredita, os nutricionistas não recomendam a higienização nesse processo.

A não ser que você compre a granel, pode recorrer a um jeito de reforçar a higiene, do contrário, armazene corretamente a embalagem e use diretamente a porção da receita.

Rico em minerais como potássio, magnésio, ferro e fósforo, também tem em sua composição vitaminas B1, B2, B3 e B6. Todos esses elementos ajudam a fortalecer o organismo humano, mas ao se dissolverem rapidamente na água, costumam ser perdidos na lavagem.

Sendo assim, não tenha receio de fazer arroz sem lavar, tornando essa tarefa mais prática ainda. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário