Vaga olímpica: veja como garantir uma vaga na universidade sem vestibular

Você já ouviu falar em vaga olímpica? Essa pode ser a porta de entrada para algumas das maiores universidades do Brasil e ainda sem passar pelo vestibular. Veja como é possível.



Garantir uma vaga em uma universidade pública é o sonho de muitos estudantes, mas nem sempre é preciso passar por um vestibular para conquistar um espaço. Ficou curioso, eu sei. Afinal, como conseguir uma vaga em uma faculdade sem precisar passar por uma prova de seleção? É por meio de uma vaga olímpica!

Leia mais: Universidade Federal oferece 30 mil vagas em curso online e gratuito

A possibilidade é garantida pelas competições de conhecimento. É a chamada vaga olímpica que reserva cadeiras para os estudantes que se destacam nas olimpíadas científicas realizadas com alunos dos ensinos fundamental e médio.

Vaga olímpica

Renomadas universidades brasileiras oferecem vagas olímpicas, pois estão de olho nos nomes que se destacam antes mesmo do ensino superior. É o caso de instituições como a USP, Unicamp e Unesp.

Apesar de possível, cada universidade tem regras próprias. Elas têm liberdade para definir os critérios de seleção dos estudantes que vão ocupar uma vaga nas instituições sem a necessidade de passar pelo vestibular.

São várias as competições que permitem uma vaga olímpica, por exemplo:

  • Olimpíada Brasileira de Astronomia;
  • Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas;
  • Olimpíada Brasileira de Matemática;
  • Olimpíada Brasileira de Robótica.

As universidades consideram os bons resultados nas olimpíadas justamente porque essas competições exigem muito estudo e dedicação por parte dos estudantes. Sendo assim, é uma chance para que os alunos consigam um lugar nas universidades “superiores” do país por mérito e bom desempenho, sem a necessidade de um processo.

A dica para os jovens que querem participar da olimpíadas é básica: se voltem para uma intensa rotina de estudos, refazendo provas de anos anteriores para entender o estilo do exame. Se possível, conte com a ajuda dos professores de disciplinas específicas das competições.




Voltar ao topo

Deixe um comentário