Auxílio Caminhoneiro: consulta ao registro da ANTT está autorizada; veja como fazer

Registro ativo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres é exigência para receber as parcelas do benefício.



O governo federal pagou as primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro para cerca de 190 mil profissionais habilitados a receber o benefício. Uma das exigências é ter registro ativo junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) até o dia 31 de maio de 2022.

Leia mais: IPVA atrasado? Veja como ganhar desconto de até 95% na dívida

O profissional deve estar cadastrado como TAC (Transporte Autônomo de Cargas) no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC) dentro do prazo estipulado. Além disso, é necessário estar com o CPF e a CNH válidos.

O Ministério do Trabalho e Previdência estima que quase 900 mil caminhoneiros estão aptos a receber o auxílio. A seguir, veja como consultar seu registro na ANTT.

Como consultar o registro?

Se o interessado não se lembra ou quer apenas verificar se tem perfil ativo no RNTRC, basta acessar o portal da ANTT. Feito isso, o próximo passo é informar o número do RNTRC e o CPF, depois clicar em “Consultar”.

Caso não saiba o número do registro, a consulta também está disponível por localidade e por veículo.

Calendário de pagamento

O Auxílio Caminhoneiro começou no dia 9 de agosto para os profissionais que estão aptos a receber. As parcelas de R$ 1 mil mensais serão pagas nas seguintes datas:

  • 1ª parcela: 9 de agosto;
  • 2ª parcela: 9 de agosto;
  • 3ª parcela: 24 de setembro;
  • 4ª parcela: 22 de outubro;
  • 5ª parcela: 26 de novembro;
  • 6° parcela: 17 de dezembro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário