O TikTok é febre no mundo todo e está cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes brasileiros. Ao menos é o que aponta uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil. A rede social em questão é a preferência desses dois grupos e fica à frente do Instagram e também do Facebook.
Leia mais: TikTok: beleza pode virar algo monstruoso em uma nova ilusão de ótica
Estudos já mostraram o que o TikTok faz no cérebro ao despertar sensações de felicidade e satisfação. Os vídeos curtos mudaram a forma de consumir conteúdo. O formato agradou ainda mais aqueles que não largam o celular por nada.
TikTok é a preferência das crianças e adolescentes
A pesquisa considerou os hábitos de consumo e a preferência de crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos. Os dados foram coletados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
A entrevista considerou a opinião de 2.651 de muitos jovens. Todos eles estavam acompanhados dos pais ou responsáveis. Os dados foram coletados entre outubro do ano passado e março de 2022.
De acordo com o último relatório, 93% dos adolescentes e crianças no Brasil usam a internet. Desse total, 78% acessam as redes sociais. Para 34% deles, o TikTok é a melhor.
Ainda segundo os dados coletados pelo Cetic, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil têm os maiores índices de uso da internet. Apesar da intensidade no uso da rede social, o levantamento mostrou que dos 78% que acessam as redes em questão, apenas 38% postam texto, foto ou vídeo pessoal.
O Cetic também fez um recorte dos dados de acordo com a renda das famílias dos jovens que participaram das entrevistas. O resultado mostrou que o TikTok é a preferência das classes “AB”, sendo 41% dos entrevistados, mas empata com o Instagram na classe “C” com 34%.