Os olhos humanos são fascinantes. Eles basicamente mandam informações para o nosso cérebro, que então interpreta esses sinais e os transformam em imagens para que possamos ver. Isso parece extremamente complexo, certo? Mas o fato é que os nossos olhos são considerados os mais “simples” dos presentes no mundo animal.
Veja também: Inacreditável! Ilusão de ótica permite ver cores em imagem preto e branco
Nós enxergamos dentro de um espectro, mas há animais que foram agraciados com uma visão extremamente mais aguçada. A maioria daqueles que vivem na floresta, por exemplo, conseguem enxergar à noite. Muitos exibem aqueles famosos olhos que brilham quando se deparam com alguma luz.
Outros, inclusive, conseguem ver espectros de cores que nós mesmos somos incapazes. Dito isso, podemos afirmar que a nossa visão é limitada, então estamos suscetíveis a vários tipos de ilusões de ótica. Quem não se lembra da polêmica do tênis e do vestido? As pessoas os viam de cores diferente.
Isso só aconteceu por causa da nossa limitação em enxergar tons.
E não para por aí! Nós somos animais, certo? Como tal, temos instintos de sobrevivência que podem ou não estar aflorados. Um que normalmente sempre está presente no nosso dia a dia é o comando cerebral de procurar padrões naquilo que estamos olhando ao nosso redor. O nosso cérebro quer reconhecer logo o que estamos vendo para saber distinguir se há uma ameaça ou não, então ele vai criando certos padrões.
O problema é: se os enxergamos demais, acabamos não conseguindo ver as coisas ao redor que podem estar se esforçando para dificultar o reconhecimento daquele padrão. É quase como se a visão ficasse viciada em algo e se tornasse cega para todo o resto.
E hoje nós temos um teste aqui que pode pôr tudo o que foi dito à prova. A imagem vai brincar com o “vício em padrões” que a nossa mente acaba adquirindo com o tempo e te fará passar apuros para conseguir encontrar um animalzinho que você conhece muito bem.
O desafio é simples. Tudo que precisa fazer é encontrar um simples gatinho que está escondido entre várias corujas. Parece fácil, mas a questão é que o amontoado de bichinhos irá confundir a sua capacidade de percepção. Enfim, para tornar o desafio ainda mais interessante, somente 30 segundos serão disponibilizados para que o felino na imagem seja localizado.
Lembre-se que a proposta é difícil porque irá mexer com o seu senso de padrão. Se você quiser uma dica bem útil antes de começar, fique ligado: não se deixe levar pelas corujas, foque no que está procurando e tenha em mente os traços dele. Vamos lá?
Após procurar bastante, talvez você já deva estar se dando por vencido. Procurou o gato, mas tudo que encontrou foi um monte de corujas. Tudo bem! Mas se olhar bem… ele está lá. A melhor forma de identificá-lo é olhando o seu focinho, já que todas as corujas têm um bico amarelo enquanto ele exibe um focinho preto.