O empréstimo consignado é aquele em que as parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador ou do benefício, como no caso da aposentadoria e agora do Auxílio Brasil. É um dos tipos de mais fáceis de se contratar. Apesar disso, é importante saber quais as vantagens e desvantagens dessa escolha antes de ir em frente.
Leia mais: Empréstimo Caixa Tem é liberado para Auxílio Brasil; saiba como contratar
A facilidade na liberação desse tipo crédito tem relação com a garantia de pagamento. Como o dinheiro sai diretamente do salário ou do benefício para o banco, por exemplo, os juros são mais baixos. Sendo assim, quem o contrata deve ter planejamento e organização nas finanças para não comprometer tanto a renda da família.
Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens
Como dito, antes de o dinheiro do salário ou do benefício cair na conta, a parcela do consignado é descontada. Por essa razão, quem acaba aderindo a essa solicitação de crédito não corre o risco de deixar de pagar pelo empréstimo.
Antes da decisão do governo de autorizar o consignado para quem recebe o Auxílio Brasil e outros benefícios sociais, o empréstimo era liberado somente para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos.
Por regra, o limite máximo de margem é de até 40% da renda líquida de trabalhadores CLT e servidores públicos. Desse total, 35% vai para o empréstimo e os outros 5% fica para as despesas com o cartão de crédito consignado.
Já para os aposentados e pensionistas da Previdência e quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV), o limite não pode passar de 45% do benefício. No caso de quem recebe o Auxílio Brasil, o limite máximo também é de 40% do benefício.
O empréstimo consignado é uma boa opção para quem tem uma dívida e precisa reduzir os juros, por exemplo. Isso ou teve uma necessidade urgente e não há nenhuma outra fonte de recurso disponível. Entre as vantagens, o consignado pode ser liberado para quem está negativado e busca o dinheiro para ficar com o nome limpo.
Por outro lado, a desvantagem é que boa parte da renda fica comprometida com as parcelas. Dessa forma, a pessoa irá receber menos dinheiro todos os meses. É por isso que se tornou tão importante fazer um bom planejamento antes de contratar e usar o crédito para uma real necessidade.
Agora que você conhece algumas vantagens e desvantagens do famoso consignado, pense bem antes de contratar e procure uma instituição que ofereça juros os mais baixos do mercado.