O contribuinte que está à espera do quarto lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 poderá consultar os valores na próxima quarta-feira, 4. Esse é penúltimo grupo a ter o dinheiro devolvido, já que a Receita Federal divide os recursos em cinco lotes.
Leia mais: Quem trabalhar nas Eleições 2022 terá dia de folga no trabalho?
O repasse está programado para uma semana após o início das consultas, no dia 31 de agosto. Já o quinto lote será pago no dia 30 de setembro, finalizando o calendário de restituições.
Neste ano, 36,3 milhões de declarações do IRPF foram recebidas pela Receita. A quantidade ficou 2,2 milhões acima do esperado, que era de 34,1 milhões de documentos.
Como consultar?
O procedimento para realizar a consulta é bem simples e pode ser feito pela internet. Veja o passo a passo:
- Acesse o site ou aplicativo da Receita Federal;
- Digite seu CPF e data de nascimento;
- Toque na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Clique em “Consultar restituição.
A devolução será realizada na conta bancária informada pelo contribuinte na sua declaração de IR. Neste ano, quem utiliza o CPF como chave PIX terá a opção de receber o dinheiro usando o meio de pagamento do Banco Central.
E se o dinheiro não cair?
Se por qualquer motivo a restituição não for depositada na data correta, os recursos ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão deve acessar o portal BB ou ligar para a central de relacionamento da instituição, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (pessoas com deficiência auditiva).