scorecardresearch ghost pixel



Seu nome não está lista da restituição do Imposto de Renda? Veja como pedir revisão

Quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda foi creditado pela Receita Federal no dia 30 de setembro.



O quinto lote da restituição do Imposto de Renda 2022 foi pago pela Receita Federal no dia 30 de setembro. Os contribuintes que não tiveram o nome incluído na lista caíram na malha fina em razão de alguma pendência nas informações prestadas.

Leia mais: Donos de carros elétricos terão desconto no IPVA e pagarão menos impostos

A Receita informou que 2,7% das 38.188.642 declarações entregues neste ano estão com alguma irregularidade, ou 1.032.279 documentos. O quinto lote reúne um montante de R$ 1,9 bilhões, distribuído entre 1.220.501 de contribuintes.

Como retificar a declaração?

A restituição nada mais é que a devolução da quantia paga a mais pelo cidadão. Para quem caiu na malha fina e deseja recebê-la, é necessário enviar uma declaração retificadora para regularizar a situação. Quem corrige os erros pode receber os valores em um lote residual.

“A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente e, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso”, explica o Fisco.

O documento deve ser enviado pelo portal eCAC ou aplicativo Meu Imposto de Renda. É só clicar na opção “Retificar”, selecionar a declaração que será corrigida e seguir realizar as devidas correções.

As pendências são indicadas em vermelho na opção em “Verificar pendências”. Já os indicadores amarelos sinalizam detalhes passíveis de correção, mas que não impedem o envio da retificação.

Como é feita a restituição do IR?

O depósito da devolução ocorre na conta bancária informada pelo contribuinte, com possibilidade de transferência via Pix para quem usa o CPF como chave. Caso o valor não seja creditado, o dinheiro fica disponível por até um ano no Banco do Brasil.

Se isso acontecer, o interessado precisará agendar o reenvio dos valores, por meio do site www.bb.com.br/irpf ou dos telefones Central de Relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).




Voltar ao topo

Deixe um comentário