Estes são os 3 grupos de pessoas que não devem comer batatas

Algumas pessoas podem ser prejudicadas ao comer batatas na dieta comum do dia a dia. Confira quais são os grupos de risco e por que isso acontece.



Comer batatas é uma das atividades alimentares mais prazerosas para algumas pessoas. Verdade seja dita: dificilmente existem seres humanos que dispensariam um belo prato de purê de batata ou uma porçãozinha de batata frita bem crocante.

Veja também: Conheça alimentos que aumentam a produtividade como o café

No entanto, ainda que seja um alimento comum e muito consumido, algumas pessoas devem evitar comer batatas por questões de saúde.

Descubra quem não pode comer batatas

Abaixo estão os grupos de risco para a alimentação rica neste tipo de carboidrato. Confira os motivos e as explicações para entender melhor o assunto.

1 – Pacientes diabéticos

O primeiro grupo que não deve comer batatas é o de pessoas que sofrem com diabetes. A doença é representada pela incapacidade ou ineficiência do organismo em metabolizar corretamente a glicose. Carboidratos não devem fazer parte da dieta ou, pelo menos, devem ser consumidos de modo restrito.

“Eles aumentam o açúcar no sangue em uma quantidade modesta, o que para muitos de nós não é grande coisa, mas para os diabéticos, é um problema real”, foi o que disse o nutricionista Paul Claybrook ao Eat This.

2 – Pessoas com hipertensão arterial

Um estudo publicado em 2016 mostrou que comer batatas quatro ou mais vezes por semana pode contribuir para aumentar o nível da pressão sanguínea.

De acordo com a pesquisa, o ideal é substituir o tubérculo por outros vegetais que não tenham amido. Podem até ser carboidratos mais complexos, por exemplo.

3 – Pessoas que precisam emagrecer

Todo mundo que está acima do peso e deseja perder alguns quilinhos na balança deve evitar comer batatas. Se forem comidas em porções adequadas, elas até podem ser inofensivas (desde que sejam cozidas ou assadas).

No entanto, as batatas são carboidratos e é bem fácil errar a mão e acabar comendo mais do que se deveria para não engordar.

Lembre-se de que nenhuma dessas informações substitui uma consulta com especialistas em nutrição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário