5 costumes que vão fazer com que sua vida dure mais

Procurando por uma rotina mais saudável? Separamos dicas práticas e acessíveis para que você consiga se sentir mais alegre com quem você é.



Algumas metas são traçadas em nossas vidas, variando de cada um. O único desejo de todas elas é um só no consciente: ter uma vida longa e feliz. Traremos alguns hábitos, que por mais simples que possam parecer, os seus efeitos são diretos na nossa saúde mental e na longevidade. 

Veja também: Saiba como os sinais do organismos refletem a sua expectativa de vida

1. Pratique de exercícios

Existe uma maior facilidade nessa questão. Aqui, você pode escolher qual o estilo de esporte ou de atividade física que combina mais com vocês. Algumas das atividades demandam dinheiro e outras não, como caminhar e pegar um sol. Sobre as consequências dessa aplicação, temos a diminuição do estresse no corpo e a menor suscetibilidade de desenvolver ou agravar depressão e ansiedade. 

2. Saiba regular a nutrição

Para que você consiga saber qual a dieta recomendável para você, a rotina a ser seguida e os tipos de alimentos que ajudam no seu cotidiano, o ideal seria uma nutricionista. Em caso de indisponibilidade, tenha em mente que a aproximação de alimentos ricos em vitaminas, minerais ou fibras serão benéficas a longo prazo, prevenindo doenças. Alguns exemplos de comidas que ajudam a prevenir doenças são: 

  1. Maçã;
  2. Abacate;
  3. Nozes;
  4. Cebola;
  5. Espinafre.

3. Evite álcool e fumar

Os efeitos do tabagismo são conhecidos, estão expostos na embalagem e os riscos são iminentes. Os cigarros, por exemplo, aumentam a probabilidade de uma pessoa ter câncer, além do  fato de ter um papel nas alterações cardiovasculares que contribuem, de forma maléfica e provocam, a longo prazo, doenças respiratórias como asma, enfisema pulmonar e bronquite crônica. 

Já o álcool atua diretamente no Sistema Nervoso Central (SNC) e algumas das consequências negativas são: problemas de atenção, maior sonolência e perda de memória. Também aumenta o risco de morte por suicidio e é considerado como um depressor do nosso sistema nervoso central e molda a química do cérebro. 

4. Interaja com mais pessoas

Estar isolado das outras pessoas acarreta em problemas psicológicos. A solidão é um problema que se não for tratado, consequências ruins serão percebidas de forma tardia. O impacto não é restrito totalmente ao psicológico, uma vez que o risco de morte por doenças cardiovasculares também é intensificado. 

Com a Internet, é mais fácil de comunicar-se com alguém e o processo pode ser mais confortável, mas o ideal não é se prender totalmente ao mundo digital e criar amizades com pessoas que você vê de vez em quando. Por mais tímidos ou ansiosos que possamos ser, uma vida feliz não depende somente de nossa presença. 

5. Crie a sua rotina

Tenha um tempo para ler algo, ver uma série e entreter-se. A vida não deve ser séria o tempo todo, tenha um tempo voltado para se divertir. Coloque no seu horário um despertador para cada atividade, como um lembrete. Saia da mesmice. 

É sobre se sentir mais solto, sem que a sua pessoa esteja com o pensamento voltado a situações estressantes, que demandam mais e consomem mais da sua saúde. Lembre-se: o estresse em excesso reduz a expectativa de vida. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário