Até quando vai o saque do PIS/Pasep? Conheça o prazo final

Trabalhador que ainda não resgatou o abono salarial ainda pode retirar o benefício de até um salário mínimo.



O governo federal autorizou uma nova liberação do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2019. Além disso, também disponibilizou o benefício com ano-base 2020, cujos pagamentos foram adiados para 2022.

Leia mais: Como alterar a opção de saque do FGTS para receber o adicional de até R$ 2,9 mil?

Em ambos os casos, o dinheiro segue disponível até o dia 29 de dezembro. O abono é um direito de trabalhadores da iniciativa pública ou privada, que receberam salário de até dois salários mínimos mensais (em média) no ano considerado para apuração.

É preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, naquele ano. Também é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos no ano em questão, além de estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

Como solicitar os recursos?

Para quem trabalhou em 2022 e ainda não sacou, o PIS foi creditado em uma conta da Caixa Econômica Federal, ou na poupança digital do aplicativo Caixa Tem. Já o Pasep está disponível para resgate no Banco do Brasil.

Aqueles que trabalharam em 2019 e querem sacar o abono “esquecido” precisam solicitar a reemissão do crédito. O pedido deve ser feito em um dos seguintes canais:

  • Unidades regionais do Ministério do Trabalho (endereços aqui);
  • E-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo “uf” pela sigla do estado onde reside.

Antes de mais nada, é importante consultar se você tem direito ou não ao abono salarial PIS/Pasep. Para isso, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para o telefone 158.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário