O governo federal anunciou uma série de mudanças nos documentos dos brasileiros, como identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte. As alterações trouxeram versões mais modernas, seguras e práticas, inclusive com opções digitais.
Leia mais: Banco dos EUA está ‘expulsando’ brasileiros? Entenda o caso
O primeiro documento que todo cidadão do país costuma ter é a Certidão de Nascimento. A partir daí, o que não faltam são títulos, declarações e registros importantes para identificação ou comprovação de algum procedimento obrigatório.
Em momentos como aprovação em concurso público ou novo emprego, é comum que surja a necessidade de apresentação de uma “papelada” sem fim. Para evitar a dor de cabeça em situações como essas, veja os documentos que todo brasileiro deve ter.
7 documentos importantes no Brasil
Veja a lista do que você deve guardar com cuidado:
- Registro Geral (RG): o documento de identificação mais usado no país, representa a identidade de cada pessoa. A nova carteira de identidade nacional (CNI), que vai substituir o RG, já começou a ser emitida.
- Cadastro de Pessoa Física (CPF): com um caráter um pouco mais fiscal, ele serve para identificar os contribuintes junto à Receita Federal.
- Carteira de Trabalho (CTPS): obrigatório para todos os trabalhadores que exercem atividades profissionais formalmente.
- Título de Eleitor: comprova que o cidadão está apto a votar e ser votado em uma eleição. É obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos, e facultativo para quem tem 16 e 17 anos ou acima de 70.
- Certidão de Nascimento: é o primeiro e mais importante documento de uma pessoa, já que atesta sua existência e cidadania.
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH): serve para comprovar que o cidadão está apto a conduzir um veículo automotor.
- Certificado de Serviço Militar (CAM): obrigatório apenas para homens com mais de 18 anos, mostra que seu dono cumpriu com a lei e se apresentou à Junta de Serviço Militar de sua região.