Copa do Mundo deve mexer com a economia e injetar R$ 20 bilhões no Brasil

Não dá para negar que a Copa do Mundo promove uma grande mobilização popular. A paixão dos brasileiros pelo futebol deve movimentar os setores de comércio e turismo.



A Copa do Mundo da Fifa que será realizada em novembro deste ano acontecerá no Qatar. Gente de todo o mundo se mobiliza para assistir aos jogos. Mesmo muito distante da sede das partidas, o Brasil sente o impacto na economia com a mudança na rotina dos brasileiros. Só para se ter uma ideia, a previsão é de injetar R$ 20 bilhões no comércio.

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Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que pelo menos 60 milhões de pessoas têm planos de fazer compras para os jogos da Copa. Isso movimenta e muito o setor econômico pelos setores de comércio e serviços.

Copa do Mundo e a economia

A Copa do Mundo começa em 20 de novembro e segue até 18 de dezembro. Esse já é um período de comércio aquecido por causa das vendas de fim de ano que dizem respeito aos feriados, ou seja, ao Natal e ao Ano Novo.

Além dessa fatia do mercado, o setor de turismo também deve lucrar mais com a Copa do Mundo. Os feriados devem ampliar a procura por pacotes para quem vai aproveitar os dias de folga para colocar o pé na estrada.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) trouxe um dado interessante. Neste ano, o crescimento esperado é de 7,9% em relação ao ano de 2014, que foi quando o Brasil foi a sede da Copa do Mundo.

No geral, os jogos movimentam a economia como um todo. O mesmo acontece em tempos de grandes festividades, como é o caso do Carnaval. É um movimento esperado e de mobilização nacional, já que mais pessoas se reúnem para curtir o evento, enfeitam as casas e até investem na compra de uma boa televisão para não perder nenhum lance.

É comum crescer também a procura por outros itens, como cervejeiras, freezers, geladeiras e outros eletrodomésticos para aqueles que querem deixar a casa ainda mais preparada para receber a família e os amigos para os dias de jogo do Brasil. Para vender mais, o comércio já tem que se preparar desde agora.

É usar e abusar da criatividade para explorar a paixão dos brasileiros pelo futebol.




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