scorecardresearch ghost pixel



Curva de possibilidades de produção

O conceito é aplicado para explicar a relação que há na diminuição de produção de um produto, em detrimento de outro. Entenda como a curva funciona e como o seu cálculo é realizado



A Curva de Possibilidade de Produção (CPP), também conhecida como Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP),  tem a nomenclatura que condiz bem com sua definição.

O CPP faz a relação das quantidades máximas da possibilidade de produzir entre produtos, sejam dois ou mais deles. Dessa forma, levando em consideração o fato de que para produzir mais de um bem, quando a capacidade é máxima, a quantidade do outro é, naturalmente, reduzida.

Portanto, o conceito considera a escassez e os limites que há em um processo produtivo. Assim sendo, a curva de possibilidade de produção precisa considerar todos os recursos e tecnologias disponíveis. Fator necessário para a obtenção de quantidades máximas na economia.

As possibilidades de produção e o Custo de Oportunidade

Em decorrência do cenário de escassez, a ciência econômica leva em consideração qual a quantidade que não é produzida de um certo produto, em decorrência da produção de outro.

Dessa forma, a medida teórica que indica este fator é denominada Custo de Oportunidade. Dessa forma, no caso da curva de possibilidade de produção, o valor é indicado pela inclinação da fronteira.

Curva de Possibilidade de Produção: Exemplo

Para exemplificar, suponha que um trabalhador produza sozinho, em uma hora, quantidades diferentes das peças A e B. Neste caso, considerando o tempo, a capacidade produtiva dele é máxima no número de peças, ao deixar de produzir totalmente a outra.

Portanto, pode-se dizer que o trabalhador consegue produzir 60 peças A, enquanto não produz nenhuma da B. No entanto, quando não produz nenhuma A, faz 30 da B.

Confira na tabela como ficam as quantidades intermediárias:

Portanto, por meio destas quantidades, dá para analisar analisar a curva de possibilidades de produção. O que é feito em formato de gráfico:

Fronteira de possibilidades de produção

Assim sendo, para esta possibilidade de produção há a função A=60 – 2xB. Por ela, são definidos os valores da CPP. Dessa forma, esta função não só demonstra os valores que estão implícitos no processo produtivo, como limita a produção à capacidade total.

Portanto, por exemplo, se caso for produzidas 10 peças de A e 15 de B, isso quer dizer que a produção não atingiu ainda toda a sua capacidade, já que é possível produzir até que a fronteira seja atingida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário