Um dos objetivos mais comuns para quem se matricula na academia está no ganho de massa e de músculos. Infelizmente, esse processo pode levar tempo, esforço e dedicação, o que muita gente certamente não tem disposição para esperar. É nesse contexto que algumas pessoas recorrem ao uso dos anabolizantes. Entenda mais a seguir!
Leia mais: Novo vale-alimentação é criticado por comerciantes: ‘não compensa’
O que é anabolizante? Batata-doce está na lista?
No contexto geral da palavra, podem ser incluídas nessa categoria quaisquer substâncias que promovam o crescimento muscular, incluindo comida, suplementos, hormônios, etc.
É o que explica o médico nutrólogo Thiago Volpi, que inclui na lista de anabolizantes tanto o frango quanto a batata-doce. “Se você come bem, come batata-doce e frango, que vão ajudar no crescimento muscular, então a batata-doce e o frango são anabolizantes”, esclarece Volpi.
Anabolizante é bomba?
De acordo com o médico, a bomba é um tipo de anabolizante hormonal, ou seja, em que se aplicam dosagens altas de hormônios no corpo, bem acima dos valores fisiológicos. Quando feito de maneira errada, pode causar sérios problemas à saúde.
Mas o cenário muda quando o uso de anabolizantes hormonais é feito na dosagem correta, como forma de reposição. “Estamos falando da mesma substância, mas a dosagem é que vai fazer diferença entre ser uma reposição hormonal ou ser o uso de uma bomba”, explica o médico nutrólogo.
Dicas para ganhar massa muscular
De acordo com o médico, leva tempo até conseguir chegar aos resultados esperados. E certos hábitos são importantes para atingir os objetivos com o corpo:
- Alimentar-se corretamente;
- Descansar e dormir bem;
- Para quem quer construir massa muscular, a dica é comer um pouco mais de calorias de qualidade, além do que se gasta;
- Em caso de suplementação, buscar o acompanhamento de um nutrólogo, nutricionista ou personal trainer com formação em nutrição.