A primeira rodada do Auxílio Taxista alcançou cerca de 245 mil profissionais de todo o país no dia 16 de agosto. Como o número ficou abaixo do esperado, o governo federal decidiu reabrir as inscrições para novos cadastros, e o segundo pagamento foi concluído no último dia 30.
Leia mais: INSS pode pagar uma ‘bolada’ para quem contribuiu NESTA data
Mesmo assim, alguns motoristas de táxi com direito ao benefício ainda não foram cadastrados e não receberam nenhuma parcela. De acordo com o Ministério do Trabalho, o terceiro prazo para que as prefeituras enviem os dados dos beneficiários vai até o dia 11 de setembro.
Quem for inscrito a partir de agora receberá apenas quatro parcelas, sendo uma por mês entre setembro e dezembro. Ou seja: o taxista não terá direito aos valores retroativos das duas primeiras.
O que é o Auxílio Taxista?
O benefício foi criado por meio da Emenda Constitucional n° 123, que liberou cerca de R$ 41,2 bilhões para ampliação de programas já existentes e criação de novos auxílios. O valor é de R$ 1 mil por mês, podendo haver reajuste caso o número de inscritos ultrapasse 333 mil.
Para receber, é necessário ter alvará para prestação do serviço, emitido até o dia 31 de maio de 2022 pela prefeitura do município onde trabalha. Também é preciso estar com a Careira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos.
Como consultar o benefício?
Para descobrir se vai receber o auxilio, o profissional deve acessar o Portal Emprega Brasil e fazer login com suas credenciais do portal Gov.br. Depois é só clicar na opção “Consulta do Benefício TAC-Taxista” e verificar todas as informações.
Vale lembrar que o taxista não tem autonomia para realizar o próprio cadastro, já que os dados precisam ser enviados pela prefeitura da cidade onde ele trabalha.
Calendário do Auxílio Taxista
Confira as datas de pagamento do benefício até o fim do ano:
- 1ª e 2ª parcelas – 16 de agosto
- 1ª e 2ª parcelas – 30 de agosto (segunda rodada de inscrições)
- 3ª parcela – 24 de setembro
- 4ª parcela – 22 de outubro
- 5ª parcela – 26 de novembro
- 6ª parcela – 17 de dezembro