O Ministério de Minas e Energia informou que o governo não vai retomar o horário de verão em 2022. O assunto ganhou destaque nas últimas semanas, depois de um pedido de estudo sobre a viabilidade desse retorno; no entanto, segundo a equipe, não há tempo hábil para a implantação deste ainda em 2022.
Leia mais: Conta de luz pode ficar mais barata com a nova base de cálculo
Apesar disso, o que se sabe até agora é que o Governo Federal espera fazer a pesquisa nos próximos meses. A depender do resultado, a volta do horário de verão pode ser uma realidade para o ano que vem. Na prática, os relógios são adiantados durante um período de até três meses.
Horário de verão em 2022
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o estudo proposto busca respostas sobre a viabilidade e real economia de energia com o horário de verão. Para conseguir uma conclusão mais certa e segura, os técnicos da pasta entenderam que é preciso mais tempo para levantar os dados, ou seja, a pesquisa deve ser mais aprofundada.
Com esse retorno, eles decidiram colocar o plano na gaveta e não adotar a mudança de horário em 2022, mas isso não quer dizer que a ideia foi abandonada! Pelo contrário. A intenção é usar o tempo necessário para aprimorar a questão e, quem sabe, voltar com o modelo em 2023.
O resultado prático é a redução na conta de luz. Algo que não era notado durante últimos anos, tanto que o horário de verão teve fim no Brasil em 2019 justamente por falta de economia real.
Os estudos em questão são feitos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Até onde se sabe, a intenção é mudar a metodologia do formato para ter um impacto maior para o consumidor final com uma considerável economia de energia. Apesar disso, o ONS não dá detalhes sobre o estudo.
Apesar de poucos efeitos para a economia de energia elétrica, o a mudança no horário em anos anteriores teve mais efeito prático para o comércio, a exemplo dos setores de bares e restaurantes que ampliaram o faturamento.