Foi confirmado que a Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira, 8, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio da morte da monarca, que tinha 96 anos, foi confirmado pelas redes sociais da família real britânica. Elizabeth II teve o reinado mais longínquo da história do Reino Unido.
Leia mais: Quer saber quem tem direito à herança? Entenda as regras para partilha de bens
Segundo o comunicado da Casa Real britânica, “a rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.
Confira a mensagem oficial publicada no Twitter da Família Real:
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Com a morte de Elizabeth, quem deve assumir o trono do Reino Unido e de outros 14 países chefiados pela monarquia britânica é o filho mais velho de Elizabeth, o príncipe Charles.
Saúde da rainha
Assim que foi anunciado a situação de saúde da rainha, os quatro filhos da monarca, Charles, Anne, Andrew e Edward, se dirigiram até a Escócia. Seu neto, o príncipe Wiliam, também foi até o castelo de Balmoral.
A situação de saúde de Elizabeth II começou a se tornar uma preocupação desde outubro do ano passado. Na ocasião, foi revelado que a rainha precisou ser hospitalizada para ser submetida a “exames” médicos que não foram divulgados.
Desde o episódio, a monarca reduziu sua agenda, com suas aparições em público tornando-se cada vez mais raras. Em muitos momentos era possível ver a Rainha Elizabeth caminhando com certa dificuldade, com ajuda de uma bengala.
Foto: Alessia Pierdomenico/Shutterstock