O colesterol alto traz vários riscos para a saúde. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), quatro em cada dez brasileiros apresentam essa taxa mais elevada. Isso sem contar as pessoas que não tem conhecimento dos números por falta de exames de rotina. Veja quais as quatro piores carnes para o seu colesterol.
Leia mais: Uso excessivo de redes sociais compromete a saúde mental dos jovens
Antes de tudo, é importante lembrar que somente um profissional em saúde – especialmente os nutricionistas – podem definir o que deve ou não entrar no seu cardápio. A resposta para isso depende dos exames que vão indicar as taxas, pois assim dá para se chegar a uma conclusão do que é necessário para você cuidar bem da sua saúde.
Sendo assim, sempre procure uma ajuda profissional.
Piores carnes para o colesterol
O colesterol é muito parecido com as gorduras. É produzido basicamente pelo fígado e por meio das gorduras metabolizadas por esse órgão. A preocupação com ele se dá pelo fato de que quanto maior for a concentração dessas gorduras más no sangue, mais ele irá se acumular nas paredes das artérias.
Por padrão, a taxa para homens e mulheres tem que ficar abaixo de 190 mg/dL. Se passar disso, o paciente está com colesterol alto e deve reforçar os cuidados para reverter esse quadro. A alimentação rica em gordura é uma das principais razões, mas não a única.
Diante disso, veja quais são as piores carnes para o colesterol e o tamanho da importância de evitar o consumo delas para equilibrar as taxas e cuidar melhor da saúde.
- Carne vermelha
Esses cortes, comparados com as carnes brancas como peixes e frango, têm mais gordura saturada. Isso não quer dizer que você deva excluir de vez a carne vermelha, apenas reduza o consumo e opte pelos cortes mais magros.
- Costela
É uma paixão dos brasileiros, mas a gordura dela é ainda mais aparente. A carne é macia e suculenta, mas conta com um excesso de gordura saturada. Deixe essa opção para as exceções e coma bem raramente para evitar problemas.
- Calabresa
As carnes processadas devem ser evitadas, principalmente se as taxas estão acima dos níveis ideais para a saúde. Se você não consegue abrir mão de uma vez, procure as opções menos processadas, pois elas já são encontradas por aí.
- Bacon
Também deve ser excluído da rotina e consumido apenas em alguns momentos, mas menor quantidade. Ele é um dos principais causadores de doenças cardiovasculares do mundo.