scorecardresearch ghost pixel



Uso excessivo de redes sociais compromete a saúde mental dos jovens

Apesar da internet oferecer inúmeras praticidades, a ideia de estar conectado o tempo todo reflete os problemas enfrentados pelas últimas gerações.



Algumas pessoas não conseguem largar o celular porque estão tão concentradas em olhar notificações, que se negam a fazer qualquer outra coisa. Contudo, isso afeta principalmente os mais jovens. Aqueles que cresceram cercados de tecnologia, nem sempre usam as ferramentas digitais da melhor maneira, de forma que a rotina deixa de priorizar o bem estar. 

Veja também: Instagram testa função que copia recurso do concorrente BeReal

O fascínio pelas luzes

Não é raro ver crianças tão pequenas segurando um smartphone para jogar ou assistir a vídeos no Youtube. Determinadas pessoas até observam o quanto esses indivíduos deixam de se conectar com a realidade. Os pais talvez perderam o controle, porque também passam horas resolvendo problemas de forma remota ou permanecem distraídos pelas redes.

O mal do século

A internet tem muitas distrações, fazendo com que uma pessoa tenha o sono afetado ao insistir no uso de aparelhos eletrônicos. Se antes a televisão era um obstáculo, parece que os celulares vêm atraindo os olhares, causando inúmeros problemas. Sem dormir, o estresse e a depressão surgem facilmente, comprometendo o psicológico. 

Resultado da violência

Esse desgaste psicológico tem uma explicação, seja na comparação criada pela exposição das mídias ou as ameaças. O cyberbullying foi uma questão citada por metade das 6.000 pessoas entrevistadas em um estudo da Trusted Source, responsável pelas demais considerações acima. O anonimato nas redes possibilita certos tipos de ataques, dos quais adolescentes e crianças seguem suscetíveis. 

Embora seja uma pesquisa recente, discutir o efeito das redes sociais na vida das pessoas é extremamente importante para pensar um ambiente virtual seguro. Com isso, todos poderão usufruir dos benefícios da evolução tecnológica, reduzindo riscos inerentes à comunicação.

Da segurança de dados às boas práticas de uso das plataformas existentes, existem vários assuntos que devem ser levantados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário