Certamente você já se perguntou onde vão parar as pombas mortas. Pode parecer loucura, mas a verdade é que essa questão permeia a cabeça de pessoas no mundo inteiro. Uma das aves mais comuns do planeta também despertam dúvidas na cabeça dos internautas.
Veja também: Top 5 animais que carregam uma bela mensagem espiritual para você
A pergunta é originada a partir de uma percepção muito simples: existem pombas demais espalhadas pela cidade, mas quase nunca se vê pombas mortas por aí. De fato, basta olhar para uma praça arborizada que certamente verá incontáveis aves da espécie por ali (além do rastro incômodo de fezes que elas deixam em todos os locais).
Ainda assim, raramente se vê pombas mortas nas ruas, calçadas e até mesmo em praças pelo município. Afinal de contas, o que acontece com elas?
Por que não se vê tantas pombas mortas na cidade?
Só em Londres, estima-se que existam mais de 1 milhão de pombas, mas poucas pessoas vêem os restos mortais delas por aí. Há uma explicação bastante simples que pode ser o motivo do enigma proposto aqui.
De acordo com os biólogos, há uma sensação errada de que as aves morrem em pleno voo. Na verdade, elas costumam morrer quando estão paradas em algum prédio ou mesmo no meio de vegetações mais densas.
Além disso, existem diversos animais que habitam as cidades e que podem ser grandes predadores de pombas. Isso quer dizer, que uma grande parcela das aves morrem nas garras de algum predador e, por isso, ninguém as verá mortas por aí.
Entre os animais que se alimentam de pombas estão: ratos, raposas, aves de rapina, cobras, gatos, cães e muitos outros.
No geral, conforme envelhecem, as pombas se tornam mais frágeis e suscetíveis a doenças variadas. Sendo assim, ficam mais lentas e podem se tornar alvos fáceis para os predadores citados acima.
Depois que morrem, a maioria dos animais pode ser devorada por urubus e outros carniceiros, além de insetos, por exemplo. Esses são os motivos pelos quais não se vê muitas pombas mortas na rua.