scorecardresearch ghost pixel



É verdade que os gatos imitam seus donos? Pesquisa revela a resposta

Confira se é verdade ou não que os gatos imitam seus donos. Pesquisadores resolveram analisar o assunto para entender até onde isso pode ser considerado um fato.



Você já ouviu falar que os gatos imitam seus donos? Muitas pessoas que têm felinos domésticos em casa já escutaram isso, mas não se sabe até que ponto isso é verdade. Para entender essa lógica, um estudo publicado na revista Plos One mostra que existe sim um fundo de verdade nessa premissa.

Veja também: O que mais o gato pode comer além da ração? Descubra

Gatos imitam seus donos?

Segundo a pesquisa, os gatos imitam seus donos, já que são acolhidos como membros da família. Aliás, isso não acontece exclusivamente com os bichanos, mas com os cachorros também.

A relação de “familiaridade ou de parentesco” pode gerar laços sociais bem firmes entre os humanos e os animais. “É muito possível que os animais de estimação sejam afetados pela maneira como interagimos com eles e os tratamos, e que ambos os fatores sejam, por sua vez, influenciados por nossas diferenças de personalidade”, explicou Lauren Finka, uma das pesquisadoras envolvidas.

3 mil donos de gatos foram analisados no estudo

Para chegar à conclusão de que os gatos imitam seus donos, a pesquisa levou em consideração dados de 3 mil tutores. De acordo com as respostas de um questionário, foi possível traçar o parecer sobre a personalidade dos donos e dos gatos.

Pessoas com traços fortes de neuroticismo tinham os animais de estimação mais agressivos, por exemplo. Estresse, medo e sobrepeso também foram observados dos felinos que pertenciam a esse grupo.

Os donos mais extrovertidos possuem pets que adoram passear e que se dão bem com outros animais. Aliás, as pessoas mais agradáveis tinham relações bem harmônicas com seus gatos. Os padrões mostraram que os gatos imitam seus donos por uma questão de convívio.

No entanto, ainda é necessário outro nível de estudo para saber a fundo como acontece essa relação entre os animais e os humanos. A publicação é uma das primeiras que decide entrevistar tantas pessoas para obter um resultado mais próximo da realidade. Se você tem um gatinho em casa, seja gentil com ele.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário