Qual é seu tipo sanguíneo? Veja as doenças que mais podem te afetar

Será que o tipo sanguíneo pode se relacionar com doenças específicas? Alguns estudos dizem que sim; entenda melhor o assunto a partir de agora.



Muito se fala a respeito do tipo sanguíneo e de doenças que cada um deles pode apresentar. Seu sangue é A, B, AB ou O? Entenda como a saúde pode se comprometer de acordo com essas informações.

Veja também: Confira quais doenças podem ser observadas a partir dos olhos de um paciente

Vale destacar que nenhum dos estudos apresentados é definitivo e apenas analisa dados absolutos sobre o tema.

Doenças que mais afetam cada grupo sanguíneo

Tipo sanguíneo A: um estudo recente da Associação Americana do Coração (AHA), mostrou que pessoas com o sangue do tipo A são mais propensas a desenvolverem doenças cardíacas. Entre elas, podemos destacar o infarto agudo de miocárdio, insuficiência cardíaca e outras. A comparação foi realizada com o grupo O.

O estudo mostrou que homens podem ter maior chance de desenvolver trombose. Isso quer dizer que o sistema cardiovascular é o mais delicado para esses pacientes. Durante a pandemia, essas pessoas também foram duramente afetadas por covid grave.

Tipo sanguíneo B: segundo dados do Journal of Cancer Epidemiology, os seres humanos com tipo sanguíneo B são 59% mais propensos a desenvolver qualquer tipo de câncer do que os demais grupos.

Inclusive, o tipo B ficou muito próximo das chances de ter problemas cardíacos e vasculares em relação ao tipo anteriormente citado.

Tipo sanguíneo AB: por sua vez, o grupo de sangue do tipo AB possui 82% maior de chance de desenvolver algum tipo de doença mental e de comprometimento cognitivo. Foi o que observou uma pesquisa publicada no Journal of Neurology.

Eles também apresentam alto grau de chances de desenvolver doenças cardíacas e insuficiência do coração.

Tipo sanguíneo O: por fim, o tipo O foi aquele que apresentou a menor chance de sofrer com covid grave. Por outro lado, o Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia alega que essas pessoas estão mais propensas a sofrer com úlceras gástricas e duodenais.

Esse é o grupo que apresentou maiores problemas sanguíneos ligados à gestação. No geral, ele se comporta melhor do que os demais quanto o assunto é saúde cardiovascular.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário