scorecardresearch ghost pixel



Afinal, as mulheres grávidas podem ou não beber suco de limão natural?

As escolhas de consumo de uma mulher gestante são extremamente importantes para que o bebê se desenvolva da melhor forma.



Mesmo em relação a alimentos naturais, quem está passando por uma gestação costuma ter muitas inseguranças. O medo de consumir produtos que possam causar mal para a criança justifica-se no cuidado maternal. Sendo assim, quanto mais informação nessa fase, melhor serão os processos até o momento do parto, ajudando a saúde da mãe e do feto. 

Veja também: Cuidado! Saiba quais alimentos grávidas devem evitar a todo custo

Os benefícios do suco de limão 

Desde que seja feito apenas com água e limão, o suco pode ser considerado saudável, até pela excelente fonte de vitamina C. Apesar do sabor azedo, algumas pessoas gostam do aspecto cítrico, dispensando adoçantes. Ainda que seja possível encontrar alternativas processadas sem açúcar no mercado, procure realizar o preparo da limonada em casa. 

A opinião dos médicos

De acordo com o Instituto de Medicina, as mulheres que têm entre 19 e 50 anos podem consumir sucos naturais. Ainda sim, é preciso observar o índice glicêmico da mulher, controlando o consumo de muita frutose. O pico de insulina pode ser fatal, assim como a hipertensão, chamada de eclâmpsia. A avaliação nutricional e acompanhamento do pré-natal determinam o futuro das crianças. 

Uma dieta equilibrada

O suco da polpa de apenas 1 limão é suficiente para fornecer metade da quantidade diária necessária de vitamina C de uma gestante. Contudo, precisa ser complementado com outras frutas como o morango. Realizar um planejamento de cardápio auxilia nessas fases de indecisão, escolhendo antecipadamente os melhores alimentos. 

As propriedades antioxidantes do limão ajudam a amenizar a retenção de líquido típica da gravidez e também aumentam a absorção de vitamina B12. Isso garante que a concentração de ferro esteja equilibrada, porque a nutrição do bebê depende diretamente da alimentação da mãe. Esses cuidados preventivos aumentam as chances de que o trabalho de parto ocorra da forma mais segura. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário