scorecardresearch ghost pixel



Confira quais doenças podem ser observadas a partir dos olhos de um paciente

Quando você vai ao médico, independente da especialidade, os olhos são avaliados com atenção porque permite identificar rapidamente se há algum desequilíbrio no seu organismo que deva ser investigado.



A visão é um fator de extrema importância para que todas as pessoas tenham uma boa qualidade de vida. Enxergar bem, por exemplo, costuma evitar muitos acidentes e negligenciar esse tipo de problema evita a identificação precoce de determinadas enfermidades.

No entanto, mesmo que a questão não seja diretamente ligada à dificuldades de ver objetos à distância ou com proximidade, a consulta do oftalmologista é essencial. 

Veja também: 5 sintomas que podem indicar a falta de proteína no organismo

Fazer um check-up sobre seus olhos é indispensável, porque a incidência de luz a partir de aparelhos eletrônicos afeta diretamente sua saúde.

Sendo assim, inclua alguns exames na rotina e até identifique queixas comuns, como miopia, astigmatismo e presbiopia. Ao começar a usar óculos por prescrição, até as dores de cabeça podem desaparecer, além de obter o pré-diagnóstico de possíveis condições desenvolvidas pelo metabolismo. 

Conheça algumas doenças que podem ser avaliadas pela saúde dos olhos

Hipertensão

Ao tossir e espirrar, forçando os músculos faciais, as córneas podem receber pressão o suficiente para sofrer hemorragias. Portanto, sangramentos e dilatação constante acompanhada de vermelhidão devem ser acompanhadas com urgência. 

Diabetes

A retina é diretamente afetada pelo excesso de glicose no sangue, prejudicando os vasos sanguíneos da retina. Apesar de ser identificado em estágios avançados, quando a doença não está sendo controlada de forma adequada, é um sinal de que a dieta precisa ser reavaliada. 

Artrite reumatóide

Olhos secos acompanhados de dores nas articulações representam sinais de artrite reumatóide. Tratamento com medicamentos aliados à reabilitação física em alguns casos, costumam resultar em boa recuperação.

Problemas na tireóide

Visão dupla ou turva, olhos que ficam alterados entre secura e lágrimas sem estímulo podem indicar desequilíbrio hormonal, caracterizando hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Parkinson

Nas fases iniciais do Parkinson é comum observar tremores oculares, acompanhados da dilatação da retina.

Esclerose múltipla

A neurite óptica é só uma das consequências da esclerose múltipla, responsável por atrofiar fibras nervosas do corpo. Nesse caso, o paciente vai perdendo a mobilidade aos poucos, gerando paraplegia. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário