O PIX é tão prático e confiável que, algumas vezes, fazemos transferências em uma agilidade tão surpreendente que até deixamos de conferir todos os detalhes do envio, pois agimos por impulso. É comum encontrar alguém que já tenha enviado dinheiro para uma conta errada por uma simples troca de dígito. Você sabe o que fazer nesse caso?
Leia mais: Nubank fica fora do ar e apresenta falha no Pix nesta quarta, 5
Acontece com uma frequência maior do que se imagina, já que algumas chaves aleatórias têm combinações sem muito sentido. Além disso, há algumas que têm números até demais mais, a exemplo do CPF. Seja qual for o motivo, os erros podem deixar prejuízos para quem envia o dinheiro. O que fazer quando algo assim acontece?
PIX para conta errada
Às vezes a pessoa que recebe um PIX que não era para ela pode até gastar o dinheiro sem nem notar.
Nem todo mundo confere diariamente o extrato da conta, não é mesmo? É por isso que vamos deixar aqui um alerta. Gastar o que não é seu pode ser entendido como crime. Se por acaso você notar que recebeu um valor que não deveria, é recomendado é devolver os valores quanto antes.
Quem fica com o dinheiro e tem consciência disso comete uma infração que é muito levada a sério: apropriação indevida. A situação é tão grave que a pessoa que fica com o dinheiro de outra pode sofrer penalidades definidas pelo código penal. Em outras palavras, ela pode pegar de um mês até um ano de prisão. É isso ou pagar multa.
Já a pessoa que fez a transferência do PIX para a conta errada pode entrar em contato com o banco para tentar explicar a situação. As instituições conseguem recuperar o valor por meio do Mecanismo Especial de Devolução, que foi criado em 2021. O que aconselhamos é que faça isso assim que perceber o equívoco.
Outra forma mais simples é tentar falar com a pessoa para quem o dinheiro foi transferido por engano. Se ainda assim o indivíduo se recusar a devolver o valor, quem fez o PIX pode entrar com uma ação na Justiça contra o sujeito que se recusa a devolver o valor.
Há ainda a necessidade de registrar um boletim de ocorrência para formalizar o erro enquanto tenta conseguir a quantia de volta. Para evitar toda essa dor de cabeça, o mais certo é ter cautela ao fazer qualquer tipo de pagamento ou transferência. Confira todos os dados e o nome de quem vai receber antes de concluir o envio.