Ainda não recebeu a restituição do IR? Veja como solicitar o valor

Com a conclusão do calendário, o pagamento da restituição do Imposto de Renda chegou ao fim. Se você ainda não recebeu, veja como solicitar o valor.



O pagamento do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) foi no dia 30 de setembro. Quem não recebeu pode ter caído na malha fina por causa de alguma pendência na declaração. Se você ainda não viu a cor do dinheiro, é preciso ficar atento. Saiba como solicitar por conta própria todo o valor da restituição.

Leia mais: É pessoa física? Receita Federal facilita importação de mercadorias

A restituição segue um critério de prioridade, definido pela Receita Federal. A ordem de pagamento é a seguinte: idosos; pessoas com deficiência física; pessoas com deficiência mental; cidadãos com moléstia grave; pessoas que têm a maior fonte com origem do magistério. Depois disso, segue a data de entrega da declaração.

Solicitar o valor da restituição

Com o fim do calendário de pagamentos, quem ainda não recebeu e não tem nenhuma pendência na declaração precisa solicitar o valor da restituição. O pagamento em 2022 foi dividido em cinco lotes. O primeiro foi pago em 31 de maio.

De acordo com o órgão, o número de declarações em 2022 bateu um recorde. Houve cerca de 36,3 milhões. A restituição foi paga para 61% dos contribuintes, que representa mais de 22,1 milhões de pessoas.

Sendo assim, quem não recebeu no último lote precisa checar qual a razão para o não pagamento, afinal de contas, pode ter alguma questão em espera ou divergência de informações que esteja atrasando o repasse.

Isto é, sem dúvidas este é um sinal de que o contribuinte caiu na malha fina. Para confirmar o que pode ter saído errado no seu envio, basta acessar o portal e-Cac. É por lá que é feita a correção dos erros nas alegações.

O dinheiro da restituição é depositado na conta indicada pelo cidadão na declaração do Imposto de Renda.

O valor fica disponível para resgate em até um ano no Banco do Brasil. É preciso reagendar o crédito pelo portal do banco ou entrar em contato por meio da Central de Relacionamento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).




Voltar ao topo

Deixe um comentário